Seca atinge mais de 80% do Estado

downloadO número de municípios em situação de seca extrema foi ampliado em Pernambuco. A situação já atinge mais de 80% do território do Estado, levando a um racionamento ainda maior no abastecimento de água em polos do Sertão e do Agreste. De acordo com relatório da Agência Pernambucana de Aguas e Clima (Apac), a estiagem na quadra chuvosa, entre março e julho, é a responsável pelo clima mais severo. A situação pode se estender até o mês de novembro. Em Caruaru, o arrocho nas torneiras já tem início na próxima semana, com a extensão do rodízio de abastecimento. Com o novo calendário, bairros inteiros devem ficar até 12 dias sem água.

“O aumento no índice pluviométrico registrado em janeiro, por exemplo, não conseguiu se repetir nos meses subsequentes. O São Francisco foi a macrorregião que assinalou as marcas mais baixas, com números caindo pela metade. O tempo firme e as altas temperaturas também prevaleceram nos demais polígonos”, explicou o diretor-presidente da Apac, Marcelo Asfora. Segundo o gestor, no entanto, a esperança é lançada para o início do próximo ciclo. “Temos percebido um enfraquecimento no fenômeno El Niño, que castiga todo o Nordeste. É algo que deve resultar em mais chuvas entre dezembro e fevereiro”, ressaltou.

Por meio do documento intitulado de Mapa da Seca, cerca de 150 dos 184 municípios do Estado se mostram atingidos. Cidades como Afogados da Ingazeira, Tabira e Triunfo passaram a figurar na lista. Em comparativo com o mês de abril, ponto de partida do período chuvoso, a baixa nas precipitações assinalou cerca de 20%. “Vivemos a pior seca dos últimos 50 anos, o que deve continuar nos trazendo consequências para a economia local e para os reservatórios. A expectativa é pelo surgimento de outro fenômeno, o La Niña, com o

TOBTORA
resfriamento das águas do oceano Pacífico”, destacou Asfora. Uma das ações anunciadas para conter a crise hídrica é a construção da adutora de Pirangi, em Catende, com previsão para o início de 2017.

Baixa
A barragem de Jucazinho, localiza`da em Surubim, no Agreste, já registra um quadro de pré-colapso, operando com apenas 0,36% de sua capacidade. A marca corresponde a 1,2 milhão dos 327 milhões de armazenamento. Diante do cenário, a Compesa vai alterar o calendário de abastecimento em Caruaru, principal município da região. O novo esquema entra em vigor a partir do dia 28. De acordo com o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, o racionamento salta de oito para 12 dias sem água, com apenas quatro dias com o líquido nas torneiras.

“Retiramos a cidade Santa Cruz do Capibaribe, responsável pela maior fatia entre as 12 que dependiam do Jucazinho. Esta passa para o sistema do Prata e ganharemos um pequeno fôlego até que a chuva apareça”, explicou. A previsão da companhia é de que o reservatório sustente até o mês de outubro.

Segundo a gerente do Agreste Central, Nyadja Menezes, ajustes podem ser necessários. “Os primeiros 30 dias serão essenciais para avaliar a necessidade de reforços ou deslocamentos. Os bairros que tiverem mais dificuldades serão beneficiados com carros-pipa”, assegurou. A cidade permanece com o abastecimento dividido por quatro setores.

Fonte: BRT

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.