Seca só aumento o flagelo na economia do Nordeste

Sintomas da seca no NordesteA seca que atinge os estados do Nordeste há cinco anos, aliada à escalada do desemprego nas principais regiões metropolitanas da região, potencializou os efeitos da crise econômica regional. A falta de chuva na região levou a quebras de safra, reduzindo o poder de compra da população nas cidades do interior, de perfil predominantemente rural.No Ceará, por exemplo, a estiagem afetou a agricultura familiar e irrigada, com impactos na produção da fruticultura e da bacia leiteira.
“As áreas irrigadas estão com mais de 50% do fornecimento de água suspenso. A situação é grave”, diz João Porto Guimarães, da Associação Comercial do Ceará. A redução da oferta pressionou a inflação dos alimentos, resultando em um aumento de preços para o consumidor. A região metropolitana de Fortaleza tem a pior inflação de alimentos do país: alta de 16,2% em 12 meses até novembro, ante 11,6% na média nacional do período.E isso se reflete em setores como o de supermercados, que, além de vendas menores, notam diferença no perfil de compra do consumidor.

João Cláudio Nunes, diretor da rede de supermercados Redemix (criada em 2004 e que tem 21 lojas na Grande Salvador), diz que produtos de custo menor passaram a ser mais procurados pelos consumidores, assim como as marcas de preço mais baixo.

Em outros setores do varejo, comerciantes fecharam as portas e entregaram pontos de venda na capital e em cidades do interior.

Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador, três mil lojas fecharam as portas na Bahia em 2015, atingindo desde o comércio de rua até as grandes varejistas. Um cenário que é o oposto ao vivido até dois anos atrás.

Entre 2004 e 2014, a rede baiana de lojas de calçados Leão de Ouro teve seu maior período de crescimento desde sua fundação, em 1901. Ela rede triplicou sua receita, passou de nove para 14 lojas em Salvador e abriu uma unidade em Aracaju (Sergipe). “Foi, sem dúvida, o nosso melhor momento”, afirma o empresário Felipe Sica, diretor da Leão de Ouro. Nos últimos dois anos, contudo, ela foi obrigada a dar passos atrás e fechou duas das 15 lojas da rede.

“Com mais gastos e menos dinheiro entrando, a conta não fecha”, afirma Sica, que também é diretor da CDL na capital baiana.

Crédito

Com a baixa oferta e o encarecimento do crédito para ao consumidor, o setor de bens duráveis, como eletrodomésticos, foi um dos que foram mais atingidos.

Empresa do segmento mais tradicional da região, a Insinuante fechou lojas em shoppings de Salvador e nas principais avenidas da cidade. A empresa faz parte da Máquina de Vendas, que surgiu da fusão com a Ricardo Eletro em 2010. Mesmo sendo do mesmo grupo, as duas marcas concorriam nas principais capitais nordestinas mas, a partir deste ano, a Ricardo será priorizada. Em Pernambuco, por exemplo, a venda de eletrodomésticos caiu 30,4% de janeiro a novembro, mais que o dobro da média nacional (13,6%). No Ceará, queda foi de 27,2%, e, na Bahia, de 19,4%.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.