Senado analisará cassação de Delcídio

CAE - Comissão de Assuntos EconômicosApós um ano conturbado e pouco produtivo, o Senado Federal retorna hoje às atividades legislativas com diversas pautas espinhosas e decisões delicadas – como a cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética da Casa, preso sob a acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jata, e a análise das contas do Governo Federal em 2014, rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Ademais, os senadores estarão atentos às movimentações na Câmara dos Deputados, em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), visto que, uma vez aprovado na Câmara, o Senado terá a prerrogativa de reexaminá-lo. Apesar das alterações, base governista segue como maioria na Casa.

A base de sustentação do Governo Dilma era formada inicialmente por PT (14 senadores, contando com Amaral), PMDB (18), PDT (6), PP (5), PSD (4), PTB (3), PR (3), PCdoB (1), PRB (1) e PSC (1), ou seja, 56 dos 81 parlamentares. Com as mudanças partidárias, PT, PMDB e PSD perderam um senador, cada. PP e PR ganharam um, cada. Entretanto, PR e PSC deixaram a base aliada e PP, PTB, PRB, PSD e PDT, apesar de integrarem a base governista, possuem alas oposicionistas.

No PMDB, ao menos cinco senadores fogem do controle do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), aliado de Dilma. Mesmo assim, a base do governo ainda é maioria na Casa. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) é um destes parlamentares que, apesar de o partido integrar a base governista, faz oposição. Ele estava cotado para assumir a liderança pedetista, porém o atual líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz (RO), governista, teria pedido para permanecer.

Buarque poderá migrar para o PPS em breve. Gurgacz, relator da Comissão Mista de Orçamento (CMO), recomendou a aprovação das contas, com ressalvas, mesmo depois do TCU ter rejeitado. Parlamentares da CMO terão até 13 de fevereiro para apresentar emendas. Após passarem pela comissão, segue para votação no plenário do Congresso.

Ex-líder do Governo,Delcídio do Amaral tem até 18 de fevereiro para encaminhar sua defesa ao Conselho de Ética. Em votação aberta, o senador petista terá poucas chances de se livrar da cassação. Inclusive, o próprio partido já lhe negou solidariedade. “Uma vez aceita a denúncia, o Conselho de Ética dará resposta à sociedade”, acredita o exlíder do PSB no Senado, João Capiberibe (AP). O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), deverá assumir a liderança da legenda.

Fonte:

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.