Serra toma posse e diz que Itamaraty não representará interesse partidário

1Ao tomar posse nesta quarta-feira (18) como ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP) afirmou que o Itamaraty não irá mais defender o que ele chamou de “interesses de um partido”. Ele também disse que quer tirar a pasta de “penúria financeira” e que o ministério voltará ao “núcleo central do governo”.

“A diplomacia voltará a refletir de modo transparente e intransigente os legítimos valores da sociedade brasileira e os interesses de sua economia, a serviço do Brasil como um todo e não mais das conveniências e preferências ideológicas de um partido político e de seus aliados no exterior. A nossa política externa será regida pelos valores do Estado e da nação, não do governo e jamais de um partido”, disse o ministro.

Entre os presentes à cerimônia, estavam o ex-presidente e ex-senador José Sarney (PMDB-AP), o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Para Serra, as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país afetam a quantidade de recursos destinados às políticas externas, e é preciso que o ministério se recupere financeiramente. “Quero retirar o Itamaraty da penúria financeira causada pela irresponsabilidade fiscal dos últimos governos”, enfatizou Serra.

Com vistas à superação da escassez de recursos, o novo ministro listou dez diretrizes bases de sua gestão como ministro, como o objetivo de acelerar o processo de negociações comerciais, aumentar o intercâmbio com “parceiros tradicionais”, como Japão, Estados Unidos e União Europeia, e dar maior enfoque às relações bilaterais.

Ele também falou do interesse em fortalecer as parcerias com a Argentina, renovar o Mercosul e buscar novos aliados na Ásia, como China e Índia.

“Um dos principais focos de nossa ação diplomática em curto prazo será a parceria com a Argentina, com a qual passamos a compartilhar referências semelhantes para a reorganização da política e da economia. Junto com os demais parceiros, precisamos renovar o Mercosul, para corrigir o que precisa ser corrigido, com o objetivo de fortalecê-lo, antes de mais nada quanto ao próprio livre-comércio entre seus países membros”, disse.

Defesa da democracia e do meio ambiente
O novo ministro também afirmou, em seu discurso, que a pasta estará atenta à “defesa da democracia, das liberdades e dos direitos humanos em qualquer país, em qualquer regime político”. Ele destacou ainda que o país deverá assumir a responsabilidade que lhe cabe em matéria ambiental.

Aos servidores do Itamaraty, Serra disse ter a intenção de inovar em “métodos e técnicas de trabalho”. “A diplomacia do século 21 não pode repousar apenas na exuberância da retórica”, declarou.

O ex-ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, ao transmitir o cargo a Serra, desejou “muito sucesso” ao seu sucessor e elogiou a “exitosa trajetória política” do tucano. O embaixador afirmou que sua gestão à frente do Itamaraty foi de “muito trabalho e de não poucas dificuldades”.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.