Sertão e Agreste de PE enfrentam seca histórica mesmo com chuvas

1Apesar do índice pluviométrico ter crescido no primeiro trimestre deste ano no Agreste e Sertão de Pernambuco, em comparação com anos de 2015 e 2014, o níveis dos reservatórios de água caíram mais do que nos anos anteriores. Os dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) mostram que, mesmo com o aumento da quantidade de chuva, a seca continua no seu quinto ano consecutivo no interior do estado.

A explicação para o aumento pluviométrico e a falta d’água em um mesmo período é, de acordo com o meteorologista da Apac Roni Guedes, que o grande volume de chuvas do primeiro trimestre de 2016 se concentrou apenas no mês de janeiro.  Então, quando foi feita a contabilidade do reservatório ao final de março, a quantidade de água superior que havia caido em janeiro já havia sido consumida, voltando a queda.

“Como janeiro não é um dos principais meses de chuva, por causa do El Niño o índice ficou acima da média quando comparado aos outros anos, em que março chove mais. Então, se em janeiro tivesse tido a alta do El Niño e em março chovesse bem, os reservatórios estariam com outra situação, mas o mês de março choveu abaixo do normal”, explicou Guedes.

No Agreste choveu, de janeiro a março deste ano, 116% a mais que no ano passado. A capacidade de armazenamento de água da região é de 831 milhões de m³ – atualmente, o armazenado é de 11% desse total, enfrentando uma grave crise de abastecimento. As cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una serão abastecidas exclusivamente por carros-pipa a partir do dia 10 de abril, depois que os sistemas Bitury e Pedro Moura Júnior, que atendem a região, secaram totalmente.

De acordo com a Compesa, para garantir o atendimento pela rede de distribuição, foi estabelecido, no último ano, um rodízio que se tornou ainda mais rigoroso com a escassez de chuvas, sendo de apenas dois dias com água por mês. Companhia vê esta como a maior crise hídrica enfrentada pelo estado desde 1999.

Já no Sertão, o aumento pluviométrico foi de 65% em comparação com 2015: no ano passado choveram 168 mm, contra os 278 de 2016. No entanto, a situação se mostra ainda mais negativa para a região. A capacidade de armazenamento de água é de 1.991 milhões de m³, mas só está 3% do total atualmente, o que equivale a 53 milhões de m³.

Ainda segundo o presidente da Compesa, o abastecimento nos municípios de Itapetim e Brejinho, ambos no Sertão do Pajeú, que estavam há três anos sem abastecimento pela rede, será retomado. Segundo o presidente, são gastos R$ 2 milhões por mês para que os carros-pipa levem água as cidades.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.