Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Temer, Alckmin e Lula: desgaste na Lava Jato e Zelotes
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Mal acabou a crise entre o Senado e o STF, surgiram novas turbulências políticas para o presidente Michel Temer, o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula. Novos detalhes de delações da Odebrecht trouxeram dano a Alckmin e Temer. O Ministério Público Federal abriu nova frente de batalha contra Lula. Segundo a “Folha de S.Paulo”, delações de executivos da Odebrecht apontam repasse ilegal de recursos para as campanhas de Alckmin ao governo paulista em 2010 e 2014.
Alckmin sofre desgaste numa hora em que estava em vantagem em relação ao senador Aécio Neves e ao ministro José Serra na disputa interna do PSDB para ser candidato a presidente em 2018. Alckmin, que foi um dos vencedores das eleições municipais, foi citado na Lava Jato assim como Aécio e Serra.
Em relação a Temer, vieram à tona nesta sexta mais detalhes de um pedido de contribuição de R$ 10 milhões que o presidente admite ter feito à Odebrecht em 2014.
Temer e Alckmin negam irregularidades, mas as acusações de entrega de dinheiro vivo a pessoas próximas aos dois políticos causam, no mínimo, um dano e os colocam na defensiva.
O ex-presidente Lula sempre negou ter atuado para traficar influência no governo ou na condição de ex-presidente. Mas a denúncia abre mais uma frente de batalha do Ministério Público Federal contra o petista. Lula é acusado de tráfico de influência e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, por causa de medida provisória a favor da indústria automobilística e de suposto lobby a favor da compra de caças suecos para a Aeronáutica.
Lula já responde a ações judiciais no âmbito das operações Lava Jato e da Janus . Agora, pode ser processado por causa da Zelotes. Além do desgaste político, é mais um obstáculo jurídico que dificulta eventual candidatura do petista em 2018.
Fonte: Magno Martins
Nenhum comentário