Temer cede e vem ao Nordeste
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Desde que assumiu a Presidência da República após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB) sofre pressão de assessores e aliados para vir ao Nordeste, região considerada reduto eleitoral petista. Com receio de vaias e protestos, em quase sete meses de governo, Temer evitou até aparecer em inaugurações de obras públicas. O presidente resolveu mudar a postura arredia com o Nordeste e usar a mesma tese adotada por Lula durante a crise do mensalão. Temer pretende, agora, viajar pelo País para impor pautas positivas.
Hoje, Temer visita dois estados do Nordeste. Começando por Pernambuco, ele desembarca em Caruaru, Agreste do estado, por volta das oito horas da manhã e será recebido pelo governador Paulo Câmara (PSB) e três ministros pernambucanos presentes em seu governo: Bruno Araújo (Cidades), Fernando Filho (Minas e Energia) e Mendonça Filho (Educação). O ministro da Defesa, Raul Jungmann, não comparecerá a visita presidencial por ter outros compromissos em Brasília.
De Caruaru, Temer segue para o município de Surubim de helicóptero, onde deve chegar às 9h40. Na região, o presidente visita a Barragem de Jucazinho, onde assina duas ordens de serviço: uma para implantação de uma adutora e outra para autorizar obras para a recuperação da barragem. Após Jucazinho, vai ao município de Floresta vistoriar as obras da Transposição do Rio São Francisco. Depois de visitar Pernambuco, Temer segue para Fortaleza, capital do Ceará, onde assina um decreto que regulamente a lei que prevê a liquidação e renegociação de dívida de crédito rural.
Apesar de aparentemente render-se ao Nordeste, Temer, por enquanto, evita grandes concentrações urbanas, onde há maior chance de manifestações contrárias à sua gestão e opta por regiões mais restritas. Ainda na intenção de “rodar o País” o presidente planeja viagens a Belém e ao Piauí na próxima semana.
Governo desiste de Imbassahy – As resistências de grupos aliados do governo, especialmente do chamado Centrão, fizeram com que o Planalto desistisse de nomear o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) para assumir a Secretaria Geral em substituição a Geddel Vieira Lima. Como precisa aprovar no Congresso propostas que exigem bastante apoio, como a reforma da Previdência, o governo avaliou que era melhor negociar com mais calma a escolha do novo titular da pasta.
Renan adia votação do abuso de autoridade – Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado, o peemedebista desistiu de colocar em votação no plenário o projeto que atualiza a lei de abuso de autoridade. Apesar de ter assegurado que a Casa não vai apreciar o tema este ano, Renan não quer recuar ou parecer derrotado, e vai manter o texto na pauta em caráter de urgência.
Paulo Câmara recua na cobrança do IPVA – O governador Paulo Câmara (PSB) recuou da determinação de cobrar o IPVA 2017 logo no mês de janeiro do próximo ano. Após pressão popular e de alguns parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o chefe do Executivo estadual decidiu adiar a cobrança de janeiro para fevereiro. O argumento para a cobrança ser realizada logo no início do ano é de que 50% da verba arrecadada com o IPVA é destinada aos municípios.
Raquel angaria recursos para Feira da Sulanca – A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), contará com R$ 9 milhões para iniciar a requalificação do Parque 18 de Maio e a realização dos estudos de viabilidade para transferência da Feira da Sulanca. O valor foi garantido pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB). “Neste momento é preciso unir as forças para superar os desafios que estão postos, e o da Feira da Sulanca é um deles, que será solucionado com a colaboração de todos os envolvidos”, comenta Raquel.
Sede do PSB-PE recebe nome de Miguel Arraes – Em comemoração ao centenário de nascimento do ex-governador Miguel Arraes, a Executiva estadual do PSB decidiu homenageá-lo nomeando a sede do partido em Pernambuco, localizada na Rua Dr. Geraldo de Andrade, no bairro do Espinheiro, com o nome do socialista fundador do partido. A solenidade que oficializará o ato acontece no diretório, na próxima segunda-feira, às 11h.
CURTAS
MILITARES PROIBIDOS DE DEFLAGRAR GREVE – O desembargador José Fernandes Lemos determinou que as associações que representam os policiais militares de Pernambuco “se abstenham de realizar reunião, assembleia ou qualquer evento que tenha por objetivo reunir ou patrocinar a deflagração de greve de militares estaduais ou qualquer outro movimento que comprometa a prestação do serviço de segurança pública”. O não cumprimento da decisão implicará incidência de multa de R$ 100 mil, além de outras sanções decorrentes de desobediência à ordem judicial.
PEC DO TETO SERÁ VOTADA NA TERÇA – O plenário do Senado finalizou, na noite desta quinta-feira, a terceira e última sessão de discussão, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que estabelece um teto de gastos públicos pelos próximos 20 anos. Pelo calendário aprovado pelos líderes da Casa e confirmado pelo presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a votação ocorrerá na terça-feira (13).
Nenhum comentário