Um dia depois de ser empossado presidente da República, Michel Temer chegou à China no final da noite desta quinta-feira (sexta, 2, local) para seu primeiro encontro internacional como presidente do Brasil.
Temer desembarcou em Xangai junto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ministro de Relações Exteriores, José Serra.
Logo depois da chegada, eles participaram da cerimônia de encerramento de um seminário que reuniu empresários dos dois países.
O principal motivo da viagem de Temer à China é a reunião do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo, que vai acontecer entre os dias 4 e 5 de setembro.
Temer aproveitará para se reunir com empresários e com o presidente chinês Xi Jinping, conforme a agenda divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.
Inicialmente, a viagem do presidente seria somente a Hangzhou, onde ocorrerá a cúpula do G20. Mas pela agenda divulgada pela assessoria, ele terá ao longo dos próximos dias outros compromissos no país asiático.
Nesta sexta, por exemplo, está previsto na agenda de Temer um encontro com o prefeito de Xangai, Yang Xiong, em um hotel na cidade. Em seguida, no mesmo hotel, o presidente e o prefeito participarão de uma cerimônia de assinatura de atos empresariais.
Após o ato, informou a assessoria, Temer participará da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China, do qual participarão empresários dos dois países interessados em fechar acordos comerciais. Em seguida, o presidente embarcará em direção a Hangzhou.
Xi Jinping
Na cidade, antes mesmo de participar da cúpula do G20, ainda nesta sexta, o presidente se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping. O encontro será na Casa de Hóspedes do Lago Oeste.
Para o sábado (3), está prevista na agenda do presidente, em um hotel de Hangzhou, uma reunião com os ministros que compõem a delegação brasileira que participará do G20. À tarde, deve ocorrer um encontro com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário