Temer discute crise financeira estadual com governadores de RJ, RS e MG
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O presidente da República, Michel Temer, iniciou uma reunião no início da tarde desta quarta-feira (14) com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, os governadores Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Ivo Sartori (Rio Grande do Sul) e Fernando Pimentel (Minas Gerais). Eles vão discutir medidas para a crise financeira pela qual passam os três estados, que já declararam situação de calamidade devido ao rombo nas contas.
Nesta segunda (12), Pezão e Pimentel se reuniram no Palácio Guanabara, sede do governo estadual fluminense. Sartori participou da reunião por teleconferência. Após o encontro, eles disseram que iriam sugerir um projeto de recuperação para que o Palácio do Planalto ajude os estados. Segundo o governador do Rio, outros projetos de austeridade fiscal também seriam levados ao presidente Temer.
Ajuste fiscal
Na última quarta-feira (7), após reunião de Temer com nove governadores, a Presidência divulgou uma nota na qual anunciou um acordo com governadores para a adoção de um ajuste fiscal nos estados.
“Em reunião com o presidente da República e com o ministro da Fazenda, os governadores se comprometeram com a adoção de medidas de ajuste fiscal que denominaram ‘Pacto de Austeridade pela Retomada do Crescimento'”, diz a nota divulgada pelo Planalto na ocasião.
Segundo a nota, o pacto consistirá em dois pontos: “Instituição de Novo Regime Fiscal estabelecendo limites de despesas por 10 anos” e “Aumento da contribuição previdenciária dos servidores, extensivo a inativos e pensionistas, com implementação até 2019”.
Acordo
Segundo a Presidência, os governadores concordaram que o ajuste acordado é “uma das condições para a concessão de avais pela União aos estados”.
O governo federal ressaltou, ainda, que os recursos que a União deve repassar aos estados referentes ao montante arrecadado com a multa da repatriação só serão pagos após o recebimento da carta assinada pelos governadores.
Pouco antes de a Presidência divulgar a nota, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, deixou o Planalto afirmando que, em sua avaliação, os governadores estavam “muito próximos de um grande acordo” com a União.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário