Temer reconhece preocupação com delação da Odebrecht

00O presidente Michel Temer reconheceu neste domingo que está preocupado com as denúncias apresentadas dos executivos da Odebrecht a partir de acordos de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Pelas informações disponíveis até o momento, o ex-presidente da Odebrecht e mais 76 executivos da empreiteira fizeram acordos de delação. As denúncias deverão atingir mais de 130 deputados, senadores, ministros e pelo menos 20 governadores e ex-governadores, entre outros influentes políticos do país.

Se eu dissesse que não há preocupação, eu estaria sendo ingênuo – disse o presidente foi perguntado se estava com receio de novas baixas no governo.

Temer disse ainda que vai aguardar a homologação dos acordos para decidir o que fazer em relação as denúncias. Os acordos foram fechados e deveriam ser assinados entre quarta e quinta-feira desta última semana. Mas divergência sobre o rateio da multa de mais de R$ 6 bilhões que a empreiteira deverá pagar ao Brasil, Estados Unidos e Suíça forçou a interrupção dos trabalhos. As negociações para o acerto dos detalhes finais devem ser retomadas amanhã.

– Quando vieram (as delações) vou analisar caso a caso – disse.

Temer disse também, neste domingo, não ver motivos para demitir o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero disse que também foi pressionado por Padilha no caso do parecer do Iphan em relação ao prédio em área tombada de Salvador, onde Geddel Vieira Lima tem um apartamento. Na coletiva de hoje, Temer foi questionado se manteria Padilha no cargo, mesmo diante da possibilidade de também ter gravação da conversa entre ele e Calero e da interpretação de juristas de que o ministro pode ter cometido crime de advocacia administrativa.

– O que o Padilha fez foi exatamente o que eu, de alguma maneira, disse. Ele (Calero) conversou com o Padilha, disse que tinha esse conflito. O Padilha sugeriu aquilo que a lei determina e mandou ouvir a AGU. Não há razão, neste momento para qualquer medida dessa natureza ( demissão) – afirmou Michel Temer

O presidente reconheceu que teria sido melhor para o governo se a demissão de Geddel tivesse acontecido antes da crise se avolumar. A demissão só se concretizou uma semana após serem divulgadas as denúncias de que o ex-ministro Geddel teria pressionado Calero em benefício próprio. Segundo Temer, seu estilo é de conversar com seus auxiliares e convencê-los da melhor saída, tanto que o próprio Geddel pediu demissão.

– Levou alguns dias e é claro, ganhou uma dimensão extraordinária. Colocou no meu coloco, como seu eu fosse advogado de uma causa, a história do apartamento. A demora não foi útil, não tenho dúvida. Se tivesse demorado menos seria melhor, mas não causa prejuízos de monta – afirmou Temer.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.