Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Terceirizados da Celpe são presos por adulterar medidores de energia
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Dois funcionários terceirizados da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foram presos, na manhã desta sexta-feira (27), acusados de fazer ligações clandestinas na casa de pelo menos cinco clientes e cobrá-los pelo serviço irregular. Para realizar o golpe, os homens chegavam às residências e informavam se tratar de uma vistoria de rotina. Após examinar os medidores, afirmavam que existia um problema. Então, adulteravam o circuito dos aparelhos, informando ser um procedimento padrão da concessionária. Em seguida, cobravam a quantia de R$ 1 mil pelo trabalho.
Na última terça-feira (24), a dupla foi à casa de um cliente da Celpe, no bairro de Boa Viagem, para tentar fraudar o medidor. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Carlos Couto, a vítima chegou a questionar a idoneidade do serviço, mas os terceirizados asseguraram que o trabalho era um procedimento usual. “Caso a Celpe notasse que o medidor não estava registrando o consumo de energia, eles não saberiam que era uma fraude, porque eles acreditariam que o problema seria de sobrecarga”, conta.
Ainda segundo Couto, desconfiado, o cliente procurou a concessionária e a polícia para questionar o serviço. Após ser orientado pela polícia, combinou com a dupla de fazer o pagamento. Nesta sexta-feira (27), dia combinado, os policiais montaram uma operação e prenderam os dois suspeitos em flagrante. “No momento da prisão, eles confessaram o crime, mas só discordaram a respeito do valor. Disseram que cobravam R$ 500”, explica o delegado.
“É muito prematuro dizer por quanto tempo eles faziam esse procedimento, mas ao longo das investigações nós esperamos encontrar outras vítimas”, explica Couto. Os dois homens, de 21 e 33 anos, responderão pelos crimes de furto de energia e corrupção passiva, por serem considerados servidores públicos.
A concessionária também entrou em contato com a delegacia para relatar o crime e foi acionada para fazer uma vistoria nas casas da região. Segundo Carlos Couto, os clientes que não questionarem o serviço feito pelos profissionais também podem ser indiciados por furto de energia. O medidor do cliente responsável por denunciar o esquema já passou por perícia nesta sexta (27). Na próxima segunda (30), o equipamento segue para outra análise no Instituto de Criminalística (IC).
Por meio de nota, a Celpe informou que não corrobora com a atuação ilegal de profissionais a serviço da concessionária e fiscaliza continuamente os serviços comerciais e operacionais. A empresa ainda orienta os consumidores a denunciar imediatamente à concessionária através dos canais de atendimento quaisquer casos de conduta suspeita dos profissionais.
Ainda no texto, a concessionária garantiu que todas as denúncias serão apuradas e, em caso de constatação, serão adotadas as medidas cabíveis.
Fonte: G1
Nenhum comentário