Terreno onde será construído novo Bento Rodrigues é definido

1Moradores, que há seis meses foram obrigados a deixar às pressas o distrito de Bento Rodrigues, na Região Central de Minas Gerais, definiram neste sábado (7) o local onde será reconstruída a comunidade, que foi devastada pelo rompimento da barragem de Fundão.

A área escolhida por 206 votos (92% do total) é conhecida como Lavoura e pertence à empresa ArcelorMittal. O terreno que deve abrigar o novo Bento Rodrigues fica a cerca de oito quilômetros da sede da cidade histórica e a cerca de nove quilômetros do distrito destruído pelo “mar de lama”. Segundo a Samarco, a área destinada à construção é de 89 hectares.

Moradores com quem o G1 conversou nesta semana já haviam demonstrado preferência pelo terreno. “Eu acho que é um lugar que tem como a documentação sair mais rápido. É uma área onde eu já trabalhei, a maioria das pessoas do Bento já conhece, só os mais jovens que conheceram agora”, diz Francisco de Paula Felipe. Segundo a Samarco, a área oferece topografia adequada, proximidade de nascentes, facilidade de acesso a transporte público e solo de qualidade para plantio e criação animal.

Considerado o maior desastre ambiental do país, o rompimento da barragem da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, ocorreu em 5 de novembro do ano passado, causando 19 vítimas. Quatro delas moravam em Bento Rodrigues e uma visitava parentes na comunidade. O “mar de lama” também destruiu mais de 80% das construções do distrito.

Segundo o funcionário da Samarco e líder de reconstrução das comunidades, Alexandre Pimenta, cerca de 230 famílias da comunidade estão iniciando o processo de inventário de bens. Além de casas, a previsão da Samarco é que sejam reconstruídos outros imóveis, como escola, igrejas e posto de saúde.

“Nós queremos que eles [moradores] participem, por exemplo, de como vai ser as suas casas. Não seja uma coisa totalmente padronizada e que eles realmente componham, se sintam inseridos nesse processo para que, lá na frente, nós tenhamos o menor grau de insatisfação possível”, pontua o promotor de Justiça Guilherme Meneghin.

A expectativa é que as obras para reconstrução de Bento Rodrigues durem três anos. Pimenta não precisou, porém, uma data para o início dos trabalhos.

“Após a escolha do terreno, a gente ainda vai aprofundar alguns estudos. Depois, nós vamos fazer os acordos coletivos e o desenvolvimento do ‘master plan’, que é basicamente o layout dessa comunidade. Em paralelo a isso, tem o licenciamento ambiental do empreendimento. Somente vencidas essas etapas, a gente inicia as obras”, explica.

A votação foi realizada no Centro de Convenções de Mariana, das 8h às 17h. Cada uma das cerca de 230 famílias teve direito a um voto. Para que a eleição fosse validada, era necessário que ao menos 60% dos representantes das famílias votassem. O terreno vencedor deveria obter ao menos 60% dos votos.

Os moradores poderiam escolher entre três áreas. Além de Lavoura, participaram da votação os terrenos conhecidos como Bicas e Carabina.

Bicas, de propriedade da própria Samarco, fica a cerca de 15 quilômetros da sede de Mariana e de 15,5 quilômetros de Bento Rodrigues. A área que seria destina à construção era de 186 hectares, segundo a mineradora. Já Carabina, de um proprietário particular, fica a cerca de dois quilômetros da sede do município e a 16,5 quilômetros do distrito. A área passível de construção era de 60 hectares.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.