TJPE deve lançar concurso este ano

20160119081639395294uO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deve lançar um novo concurso público ainda este ano. O certame, que não tem data definida nem quantidade de vagas, foi garantido pelo novo presidente do tribunal, o desembargador Leopoldo Raposo, eleito no ano passado – a posse vai ocorrer dia 4 de fevereiro. “Existe uma perda muito grande de servidores no tribunal, seja por aposentadoria ou saída. Não será um concurso com novas vagas para juízes, mas sim para o quadro de administrativo. É uma reposição das existentes”, garantiu.
O tribunal aguarda a finalização do último concurso realizado, que vence em março deste ano, para realizar um levantamento técnico para saber da necessidade do número de novos contratos e viabilizar a abertura da seleção.

O novo concurso poderá ser divulgado ainda no primeiro semestre. Atualmente, o TJPE tem sete mil funcionários, sendo 450 juízes na ativa e o restante pertence ao quadro administrativo e técnico.
Em visita ao Diario, onde foi recebido pelo presidente Alexandre Rands e os vices institucional, Maurício Rands, e executivo, Guilherme Machado, Raposo também falou dos desafios de sua gestão. Entre os pontos que chama a atenção será o investimento nas mediações de conflito. O futuro presidente do TJPE defendeu que, nesse tipo de audiência, é possível solucionar conflitos sem a abertura de processos na Justiça. A metodologia é importante porque, segundo o presidente, a cada cinco segundos, uma ação é ajuizada na Justiça brasileira. Seu histórico profissional fará a diferença: na gestão do desembargador Fausto Freitas à frente do tribunal, Leopoldo Raposo foi nomeado o coordenador-geral das centrais de mediação e fundou as unidades do Recife, Olinda e Caruaru.
“Nosso foco será exatamente a mediação. Não adianta aumentar o número de fóruns, o número de juízes, porque aí tem uma relação direta de proporcionalidade. Quando se melhora (o atendimento na Justiça), aumenta mais a demanda. O que tem que ser feito é evitar novas ações judiciais. E a solução é mediação”. Um dos dados importantes para investir nas mediações é que, nesse tipo de ação, há um índice de 80% de resoluções. Ou seja, a Justiça ajuda a intermediar conflitos antes que eles sejam alvos de ações demoradas.
Além das mediações e do novo concurso, outra meta ambiciosa de Raposo é a adoção integral do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com esse novo tipo de ferramenta, o tribunal deixa de usar papéis e todos os processos abertos ficam digitalizados. “Nós adotamos aqui a mesma metodologia que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adota. Nós já temos aqui 35% unidades judiciárias utilizando o processo eletrônico. Os Juizados Especiais são inaugurados com o processo eletrônico. A nossa pretensão é, em 2017, alcançar todo o estado”.
Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.