Tropas da FAB e Marinha chegam ao Rio para a Olimpíada

Helicoptero-Exercito-OlimpiMais de 200 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil viajaram ao Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (15) para reforçar as forças de segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanhou os militares na viagem.

O avião foi lotado de militares de batalhões de Manaus, Belém, Brasília e Porto Velho. Eles embarcaram devidamente equipados para atuar na capital fluminense, que será o centro das atenções do mundo nos próximos dois meses, em função da Olimpíada, realizada pela primeira vez em uma cidade sul-americana.

Natural do Ceará, o sargento Francisco de Souza Chagas, que serve atualmente na Base Aérea de Porto Velho, chega ao Rio de Janeiro com experiência em eventos internacionais na bagagem, ambos em Fortaleza. “Já participei do encontro do Brics [grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] lá em Fortaleza, que foi um evento grande. A Copa do Mundo também. Olimpíada é um evento novo, mas tenho uma bagagem boa em eventos de grande porte.”

Chagas disse que todas as tropas deslocadas ao Rio de Janeiro passaram por um treinamento específico e não demonstrou preocupação com a possibilidade de atentados durante os Jogos Olímpicos. “Aqui no Brasil nunca teve essa situação. Caso ocorra, mas creio que não vá ocorrer, temos o pessoal preparado. Acredito que será um evento tranquilo. Estamos aqui para garantir a lei e a ordem, para que o evento tenha sucesso e para que os atletas, turistas e a população do Rio de Janeiro fiquem seguros.”

Transportadas por um Boeing 767 da FAB, as tropas chegaram à Base Aérea do Galeão, pouco antes das 15h, onde outros grupos de militares aguardavam, em forma, a chegada do ministro da Defesa, para saudá-lo. “Quero dizer que nosso adestramento nos trazem ao dia de hoje, e aos próximos, absolutamente preparados e treinados para exercer as funções de defesa nos Jogos de 2016. A tarefa é assegurar que os Jogos Olímpicos transcorram na mais absoluta tranquilidade e segurança”, disse Jungmann aos militares.

Defesa química

Em seguida, o ministro mostrou aos jornalistas a aeronave de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. O C-105 Amazonas será usado para transporte de eventuais vítimas de contaminação química. Em caso de ameaça química, biológica, radiológica ou nuclear, o C-105 Amazonas fará a evacuação do local. Segundo a FAB, será montada uma estrutura para descontaminação de possíveis pacientes, e algumas aeronaves estão prontas para transportá-las com segurança, seguindo os protocolos internacionais exigidos.

No próximo dia 24, as Forças Armadas e as demais forças de segurança, como a Polícia Militar e a Força Nacional, vão assumir oficialmente a segurança do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.