USP abre sindicância para investigar pesquisador da fosfoetanolamina

01A Universidade de São Paulo (USP) abriu uma sindicância para investigar a atividade do químico Gilberto Chierice, pesquisador que desenvolveu a fosfoetanolamina sintética, a chamada ‘pílula do câncer’, nos laboratórios do Instituto de Química em São Carlos. A universidade informou nesta segunda-feira (11) que “apura uma eventual infração funcional referente à confecção e à distribuição da substância”. A USP diz ainda que o pesquisador pode ter a aposentadoria cassada.

Segundo o advogado Fábio Maia Soares, que representa o pesquisador, a USP tinha ciência da pesquisa desde o início. “Não existe base legal para o que estão tentando apontar. A diretoria sempre soube que a fosfo era produzida ali dentro por conta de um convênio que a própria USP firmou como hospital Amaral Carvalho, de Jaú. O professor designado para atender esse convênio foi o professor Gilberto. Nunca nada foi feito fora do padrão do que havia sido combinado”, disse.

Desenvolvida no campus de São Carlos para o tratamento de tumor maligno, a substância é apontada como possível cura para diferentes tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos e não tem eficácia comprovada, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seus efeitos nos pacientes ainda são desconhecidos.

USP alega prejuízos
A sindicância ocorre a pedido do reitor, Marco Antonio Zago. Apesar de confirmar a sindicância, a USP não deu mais detalhes porque o processo tramita sob sigilo.

Segundo o advogado do pesquisador, a reitoria pede o cancelamento da aposentadoria de Chierice, alegando que o volume de processos ajuizados em relação à USP prejudicou a universidade e que houve risco na forma como foi conduzida a pesquisa, produção e distribuição da substância.

Ainda de acordo com o defensor, na última sexta-feira (8) o pesquisador foi convocado pela USP para participar de uma audiência interna em que estiveram presentes uma médica, uma professora de química, um professor de farmácia e o departamento jurídico da universidade.

Cassação da aposentadoria

Questionado sobre a cassação da aposentadoria do pesquisador, o advogado afirmou que não existe a possibilidade. “Ele já é aposentado e, além do que contribuiu no período, não existe falta grave, seja qual for o ângulo de análise. A sindicância veio para analisar para ver se existe alguma situação que a própria USP já deveria saber”, disse.

O advogado afirmou ainda que vai aguardar a conclusão da sindicância, que pode levar até 60 dias. “A gente espera que haja uma análise bastante tranquila e isso seja arquivado definitivamente”, ressaltou.

Em março deste ano, a USP já havia dencunciado o pesquisador à polícia alegando que ele cometeu curandeirismo. O inquérito concluiu que não foram encontradas evidências de crime.

Testes em laboratório
Em 1º de abril, a USP fechou o laboratório que produzia a substância. A fosfoetanolamina passou a ser produzida em um laboratório de Cravinhos (SP), autorizado a produzir a substância para análises clínicas. O laboratório entregou à Fundação para o Remédio Popular (Furp) o primeiro lote da “pílula do câncer” no dia 2 de maio.

Em maio, o Supremo Tribunal Fderal (STF)suspendeu a lei sancionada  em abril pela presidente afastada Dilma Rousseff quepermitiria o uso do composto antes da conclusão dos testes clínicos.

No início de junho, um teste realizado com 40 camundongos, pesquisadores demonstraram que a fosfoetanolamina foi capaz de reduzir em 34% o tamanho de tumores de pele nos animais que a ingeriram durante 24 dias, uma vez ao dia.

Em novos testes divulgados no meio do mês passado o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP) apontou baixa eficácia contra as células de câncer de pâncreas ou melanoma.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.