Voos domésticos terão segurança mais rígida a partir da segunda-feira

índiceAs pessoas que embarcam nos aeroportos brasileiros começam a sentir, a partir desta segunda-feira, as mudanças nos procedimentos de inspeção de bagagens e passageiros em voos domésticos. O reforço na segurança é parecido com o método usado em viagens internacionais. A medida, anunciada nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), será iniciada nos terminais brasileiros na segunda-feira, mas no Aeroporto de Confins, por exemplo, as revistas já estão mais rigorosas. Empresas aéreas temem o aumento de filas.

Segundo a BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o novo procedimento de inspeção do transporte aéreo é normatizado pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 107, norma da Anac que dispõe sobre a Segurança da Aviação Civil.

Com o novo protocolo, os passageiros passam a ter que retirar das bagagens de mão os notebooks, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Os aparelhos serão colocados em uma bandeja diferente para passar pelo raio X. A justificativa para a retirada dos materiais é que eles dificultam a visualização dos outros itens que estão no interior da bagagem durante a inspeção do equipamento.

Os passageiros podem ser abordados por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) para uma revista aleatória. Isso pode ocorrer independente se houver o disparo do alarme do equipamento de raio X. O serviço será realizado por pessoas do mesmo sexo do passageiro e poderá ser em local público ou privado. O critério será escolhido pelo passageiro ou pelo agente e sempre na presença de testemunha. A inspeção aleatória pode ocorrer nas bagagens de mão no momento da passagem do equipamento. Neste caso, os passageiros vão abrir as bolsas de mão para a análise de um agente.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos APAC.

Segundo a ANAC, os procedimentos de segurança são adotados e padronizados internacionalmente. No Brasil, estão normatizados pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 107, norma da ANAC que dispõe sobre a Segurança da Aviação Civil. “Essas medidas de segurança estarão ainda mais presentes nos aeroportos brasileiros, e é muito importante que os passageiros contribuam para que o embarque ocorra de forma eficiente e segura”, disse a Anac.

As empresas aéreas acreditam que a mudança poderá acarretar em filas para chegar nas salas de embarque. “Por esse motivo, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representa AVIANCA BRASIL, AZUL, GOL e LATAM, orienta que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo”, pediu a ABEAR.

Fonte: Estado de Minas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.