Zika vírus não impede a doação de leite materno

1O Zika vírus não impede a doação de leite materno. De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde, do CDC americano (Centers for Disease Control and Prevention), do Ministério da Saúde e da Rede Global de Bancos de Leite Humano, não há contra indicação na amamentação por conta da doença. Mesmo assim, o Banco de Leite Humano do Imip, situado na área Central do Recife, está com um déficit de 15% de sua capacidade.

A preocupação, que é comum na unidade durante os primeiros meses do ano, tornou-se ainda maior. A coordenadora do setor, a médica Vioneide Braga, esclareceu que só se suspende a amamentação na fase aguda de qualquer doença. A exigência é da vigilância sanitária. A gestora enfatiza que, após a fase aguda de uma doença, seja por infecção do Zika vírus ou outra virose qualquer, pode ser feita a doação.

A expectativa é que, em abril, haja doações suficientes para acabar com a carência. Segundo Vioneide, em períodos normais, dois mil frascos de leite são doados por semana. Esse é o número ideal, de acordo com a instituição, que é considerada uma referência em toda a América Latina no setor. Anualmente, 3.700 litros da substância chegam a 2.870 bebês que precisam dela para sobreviver. Há, no cadastro do hospital, 1.750.

Gabriela Priscila Batista Silva, 18 anos, precisou de doação de leite para que as filhas conseguissem sobreviver. As gêmeas prematuras Júlia e Sofia nasceram com 37 semanas, um pouco antes do ideal: que são 40 (nove meses). “Tive início de pré-eclâmpsia e tive que fazer uma cirurgia cesariana. Sofia ficou na incubadora e Júlia comigo”, explica a mãe de primeira viagem.

Acompanhada da avó, Eliane Batista da Silva, 41 anos, Gabriela pega no colo as duas filhas, feliz pelo pesadelo ter terminado. As gêmeas precisaram receber a doação. Os copinhos chegavam a cada duas horas, como explicou Gabriela. A alta dos bebês foi no dia 16 de março. Agora, com 19 dias de nascidos, completados no dia 31 de março, as bebês visitaram a unidade para uma consulta. A jovem mãe aproveitou a ocasião para receber orientações de como doar. “Eu quero fazer algo pelas mães que precisam do leite, como fizeram comigo”, relata.

Processo de doação

O leite passa por um caminho rígido até chegar ao bebê. De acordo com Vioneide Braga, quem recebe o leite doado são crianças que estão doentes e internadas. “Nós seguimos todas as recomendações do Ministério da Saúde e fazemos parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é a maior no mundo”, declara a coordenadora.

A mãe que possui excedente lácteo e deseja fazer uma boa ação precisa ser sadia. Para cadastrar-se no programa, ela precisa ter feito o pré-natal completo. “É exigido que ela traga esses exames. Inclusive, a gente tira cópias que ficam na unidade”, detalhou, acrescentando que, além disso, a mulher recebe todas as orientações em relação à coleta.

O ordenamento pode ser realizado em casa ou no Imip. Caso a residência da doadora seja no Recife ou Região Metropolitana, um motoqueiro do Imip se encarrega de realizar o transporte. A retirada do leite pode ser feita com a própria mão. Não é necessário uso de equipamento. “A melhor forma de coletar é manualmente, não usando a máquina”, observa Vioneide.

Para realizar a coleta (ver infográfico), a mulher deve proteger o cabelo, o nariz e a boca para evitar a contaminação por bactérias. “Para o neném mamar normalmente, não precisa fazer nada. Para ordenhar, é preciso lavar a mama com água corrente, sem uso de sabão”, enfatiza, lembrando que os cinco primeiros jatos devem ser dispensados.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.