Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
1º Fórum Libras em Foco será realizado neste sábado (20) em Petrolina, PE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Contribuindo para a inclusão e a interação entre estudantes, comunidade externa e pessoas com deficiência auditiva, será realizado neste sábado (20), das 8h às 12h, o 1º Fórum Libras em Foco em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento acontecerá no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina. A programação contará com três palestras sobre o tema. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Os interessados podem se inscrever no local e é necessário apresentar nome completo, documento de identificação e e-mail. Ao final do evento, os participantes receberão certificado.
O Fórum é promovido pelo Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Univasf, que atua no processo de inclusão de alunos com deficiência, na instituição. De acordo com Maria de Fátima Paixão Feitosa, assistente de administração do NPSI, o evento “discutirá os avanços para os surdos e o que ainda precisa ser feito na região”.
As palestras serão ministradas pela coordenadora do NPSI e professora do Colegiado de Psicologia da Univasf, Karla Daniele Maciel; a professora e especialista em Libras e presidente da Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), Maria Helena Oliveira; a professora e especialista em Libras, Helayne Alves Moura; e o professor e intérprete de Libras do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Francisco Everaldo Oliveira.
Segundo Maria de Fátima, ao final do fórum será realizado um debate entre os participantes, no qual será feira uma avaliação acerca das mudanças que ocorreram após a implatanção da Lei da Língua Brasileira de Sinais (Libras), implantada em 2002, e que reconheceu a língua de sinais como meio de comunicação e expressão. “Após as palestras, faremos um debate com perguntas dos participantes e falaremos sobre as dificuldades antes e depois da Lei de Libras… Faremos uma avaliação e, a depender do curso da discussão, teremos encaminhamentos”, disse.





Nenhum comentário