Após encontro no G20, Trump diz que é hora de trabalhar “construtivamente” com a Rússia

Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da RússiaO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (9) que é hora de trabalhar “construtivamente” com a Rússia, afirmando que o seu colega Vladimir Putin “negou veementemente” qualquer interferência russa nas eleições americanas de 2016. Em uma série de tuítes em seu retorno da Europa, Trump anunciou que havia confrontado Putin sobre as evidências apresentadas pelas agências americanas de inteligência apontando uma interferência russa nas eleições do ano passado.

“Insisti energicamente duas vezes junto ao presidente Putin sobre uma ingerência russa em nossa eleição”, tuitou pela manhã. “Ele negou veementemente”, declarou. “Agora é hora de nos mexermos para avançarmos trabalhando construtivamente com a Rússia”, ressaltou. Trump informou ainda que discutiu com Putin a ideia de criar o que chamou de “unidade de cibersegurança impenetrável”, a fim de impedir os ataques de hackers em eleições futuras.

Além disso, os dois líderes falaram sobre a implementação de um cessar-fogo no sul da Síria, iniciado neste domingo, afirmando que o mesmo salvará vidas.

O conflito na Síria é um dos assuntos que mais gera divergências entre os dois países. Enquanto a Rússia é um dos principais aliados do regime de Bashar al-Assad, os Estados Unidos apoiam forças rebeldes.

Apesar dos avanços, o presidente americano descartou um levantamento das sanções que pesam sobre Moscou relacionadas aos conflitos na Síria e na Ucrânia.

No mês passado, Washington acrescentou 38 indivíduos e entidades em sua lista de russos e rebeldes pró-russos sancionados por causa dos combates no leste da Ucrânia.

Esse reforço das sanções fez aumentar as tensões entre os países, com Moscou advertindo que o mesmo ameaçava toda a relação bilateral.

“As sanções não foram discutidas na reunião com o presidente Putin. Mas nada será feito até que os problemas sírio e ucraniano sejam resolvidos”, garantiu o presidente republicano.

Putin e Trump se reuniram na sexta-feira (7) à margem da cúpula do G20 na cidade alemã de Hamburgo, no qual discutiram os contenciosos bilaterais.

As autoridades americanas e russas divulgaram relatórios contraditórios sobre os resultados da reunião, com Putin afirmando no sábado que Trump havia ficado “satisfeito” com suas respostas sobre a questão da intervenção russa nas eleições americanas.

Em contrapartida, a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, declarou que a negativa russa era esperada e que o encontro não permitiu uma “quebra de gelo”.

Segundo Haley, “a Rússia está tentando manter as aparências. E não podem”.

De acordo com o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, Trump “tratou inteiramente a questão das eleições. Ele se centrou no cessar-fogo na Síria o que foi um grande avanço. Falou da Ucrânia e da Coreia do Norte. Foi, portanto, um encontro muito produtivo”.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.