Artigo de Natal: Solidariedade: a importância em ajudar o próximo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Estender a mão, ajudar ao próximo e colaborar com os necessitados sem querer nada em troca. Estas são algumas das atitudes das pessoas solidárias, que se preocupam com o próximo.
A solidariedade é a adesão circunstancial à causa ou à empresa de outros. Por norma, este termo emprega-se para denominar uma ação generosa ou bem-intencionada. Portanto, ser solidário não é só prestar ajuda, uma vez que também implica um compromisso com aquele a quem se oferece a sua solidariedade.
A solidariedade é algo muito importante para a nossa sociedade, pois quando ela está presente em nossas vidas, muitas coisas começam a melhorar e a principal delas é a forma com a qual passamos a enxergar nossa vida. Quando procuramos ajudar alguma pessoa que esteja necessitada, passamos a ver que muitos dependem somente da gente para que as melhorias realmente aconteçam. Por isso, graças a inúmeras pessoas solidárias, que realmente se preocupam com o próximo, a solidariedade faz parte de nossa sociedade.
Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude no indivíduo. Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo. Afinal, quando saímos do nosso mundinho, conseguimos ver as coisas sob outro prisma.
Para ser solidário não é preciso muito: as vezes ao nosso redor podemos realizar várias atitudes solidárias, que serão muito úteis a nossa própria sociedade. Quando ações bonitas são realizadas, certamente será possível viver numa sociedade muito mais humana.
O ato da solidariedade, que deveria ser inerente ao ser humano, é reavivado em momentos como o Natal. Isso pode ser visto nas ações caridosas que ocorrem no período. É então que podemos olhar para o Natal com duas perspectivas: as pessoas que festejam alegremente com as suas famílias e aquelas pessoas que nem sequer roupa e comida têm. Por isso, nesta época, é normal que se destaque a importância da solidariedade e de ajudar aqueles que não têm as nossas possibilidades.
Do ponto de vista religioso, acredita-se que a prática do bem salva a alma. Mas além de elevar o espírito, de um modo geral, salva o corpo também. Como já dizia o alemão Franz Kafka, “a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”.
GONZAGA PATRIOTA, é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.
Nenhum comentário