Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
ARTIGO: “O abandono e a extinção das ferrovias no país”, por Gonzaga Patriota
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Ainda muito jovem, aos 16 anos, tive a honra de iniciar minha vida pública como telegrafista da Rede Ferroviária Federal. Além de exercer essa nobre função de telegrafista do Código Morse, promovia as manobras das composições ferroviárias nas estações por onde eu trabalhava. Dentre elas, Arcoverde, Sertânia e Salgueiro.
Poucos anos depois, fui sendo promovido nas funções que exercia, até assumir como maquinista de trem da Rede Ferroviária Federal. Foram mais de 10 anos trabalhando no segmento e não me conformo com a extinção das ferrovias em nosso país. E esse processo iniciou na ditadura, quando a gloriosa Rede Ferroviária Federal foi abandonada pela União sob a alegação de que os ferroviários eram “subversivos”.
Espero que possamos retomar a valorização desse segmento. Para o Nordeste, é de extrema importância que possamos viabilizar a Transnordestina. Quando estiver pronta, a ferrovia terá 2.304 quilômetros, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.
Ela proporcionará redução de custos na cadeia produtiva inter-regional e é estratégica para a interligação com os sistemas ferroviários Centro e Norte do país; viabilizando, assim, o estabelecimento de um fluxo contínuo de cargas e a operação dos transportes através de Corredores Multimodais. A Transnordestina é uma obra que mudará a economia e ajudará no crescimento do país.
Nenhum comentário