Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Bancos mantêm taxas em janeiro, mas cheque especial ainda pesa no bolso do brasileiro
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os bancos mantiveram as taxas de juros do cheque especial inalteradas em janeiro na comparação com dezembro de 2016, mas, mesmo assim, a linha de crédito ainda pesa no bolso do consumidor brasileiro.
Pesquisa do Procon-SP divulgada nesta terça-feira (10) indica que a taxa média de juros do cheque especial chega a 361,73% ao ano, o equivalente a 13,6% ao mês.
A pesquisa considerou as taxas praticadas por seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
O Procon-SP ressaltou que os dados coletados se referem às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independentemente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.
O empréstimo pessoal também teve as taxas mantidas pelas instituições financeiras. Ao ano, os bancos cobram, em média, 113,07% dos tomadores dessa linha de crédito, o que corresponde a 6,51% ao mês em média.
O Procon-SP destacou que, “nesta época do ano – em que o bolso do consumidor está tão comprometido com impostos, taxas, matrículas e despesas com material escolar – as compras por impulso e a contratação de empréstimos desnecessários podem desequilibrar seriamente o orçamento”.
— As taxas de juros continuam muito altas e o consumidor deve planejar seu orçamento com critério, priorizar o pagamento de dívidas e recorrer ao crédito somente em casos de real necessidade.
Fonte: R7
Nenhum comentário