Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Bike PE é repensado para tentar evitar furto e vandalismo nas bicicletas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O serviço de compartilhamento de bicicletas Bike PE foi repensado para tentar evitar o furto e o vandalismo das magrelas. Com um novo modelo e mais estações, ele será implantado a partir de setembro deste ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) durante uma coletiva de imprensa sediada no prédio da Prefeitura do Recife, na área central da cidade. Na ocasião, ainda foram divulgadas duas novas ciclofaixas permanentes na capital pernambucana.
Com um design moderno e mais leve, a bike foi repaginada com peças feitas exclusivamente para o modelo. Para o diretor de relações governamentais e institucionais do Itaú-Unibanco, Cícero Araújo, a intenção é dificultar o furto com objetivo de comercializar. Agora, as 800 bicicletas serão acopladas quase que por completo nas 80 novas estações, três a mais que anteriormente. Elas serão distribuídas pela Região Metropolitana do Recife.
“A roda delas é aro é 24, quando os aros usados no Brasil são 26. Ou seja, já há uma limitação de mercado. Os parafusos também foram feitos de uma forma que você não consegue tirar. São parafusos próprios que precisam de uma ferramenta própria. Então, toda ela foi desenhada pensando em durar nove anos. As antigas não duravam dois. Nós milhares de bicicletas eram roubadas e mesmo que não conseguissem tirar, eles danificavam a bicicleta. Esperamos que o vandalismo diminua”, pontuou
Das cinco cidades que contam com o serviço, Recife é a primeira a receber o novo modelo operacional, importado do Canadá. Ao todo, serão 80 estações com 1.600 vagas para 800 bicicletas. Elas serão conectadas em “docks”, estruturas individuais e modulares. O conjunto de “docks” forma uma estação. “Ela [bicicleta] está mais resistente”, destaca o prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB).
Outra novidade, pensada principalmente nos turistas, traz a possibilidade de utilizar o serviço usando cartão de crédito ou débito diretamente na estação. Ou seja, o ciclista não precisa mais baixar o aplicativo para adquirir as bicicletas por um determinado tempo.
“Uma cidade boa para o turista tem que ser uma cidade boa para o cidadão. É óbvio que os turistas que visitam o nosso estado, a nossa capital, vários já tem o hábito de utilizar a bicicleta para circular e visitar a cidade. Essas bicicletas, uma das mais modernas do mundo, sem dúvida, serão um atrativo a mais para o turista”, acredita o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
Nenhum comentário