Brasil é o oitavo país mais perigoso do mundo em transporte de cargas, diz Firjan

“O Rio de Janeiro, em número absolutos, é o segundo estado em número de roubos de carga no país, ficando atrás somente de São Paulo, com uma diferença de 79 casos. Mas, proporcionalmente, o RJ registra 55 roubos de cargas a cada 100 mil habitantes, e São Paulo registra 22. Ou seja, somos quase 3 vezes mais perigosos que são Paulo”, explicou Riley Rodrigues, gerente de estudos de infraestrutura da Firjan.

Os altos números geram relutância das seguradoras em trabalhar com caminhões que virão para o Estado do Rio de Janeiro. Isso influencia a estrutura econômica do RJ.

“Existe um prejuízo todo em cadeia. Porque você tem, só na carga, R$ 619 milhões em 2016. Você tem um custo maior para o produtor, um custo maior de frete, que repassa ao comércio e repassa ao consumidor. Como o Estado não tem repasse de cargas sobre mercadorias roubadas, não tem imposto sobre a venda, ele arrecada menos, com menos recursos para investir em segurança e cria um círculo vicioso. Ou seja, um impacto social, econômico e um aumento da violência”, detalhou Rodrigues.

A Firjan faz parte de um movimento nacional que alerta para as consequências na sociedade do roubo de cargas e da necessidade de combate efetivo a este tipo de crime.

“Nós decidimos reunir todos estes movimentos, federações de indústria, transporte, sindicatos, produtores, para fazer um movimento nacional. É hora de dar um basta neste crime. O Brasil é hoje o oitavo país mais perigoso do mundo para o transporte de cargas. Na nossa frente, apenas países em guerra. Então, é hora de dar um basta nessa situação”, afirmou Rodrigues.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.