Brasil quer reduzir distância para o Top 10 na Universíade de 2017

Luana Oliveira ficou fora do pódio, mas bateu recorde brasileiro no levantamento de peso na Universíade 2017, em TaipeiA Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) trabalha com a meta de chegar ao Top 10 nas próximas edições da Universíade e, para isso, busca reduzir essa distância em 2017, alcançando possivelmente a 15ª colocação. Na edição de 2015, na Coreia do Sul, o Brasil ficou em 23º, com oito medalhas.

“Existem diversas variáveis que interferem no resultado e em que não é possível fazer previsão”, ponderou o presidente da CBDU, Luciano Cabral, que explica que atletas do mundo todo buscam visibilidade em seus ciclos olímpicos na competição universitária, que também reúne competidores que já são olímpicos.Para 2017, foram mapeadas ao menos 15 provas em que o país pode subir ao pódio, e as delegações de atletismo e natação foram reforçadas. O presidente da CBDU, Luciano Cabral, defende que o Brasil tem uma das maiores estruturas de esporte universitário do mundo e acredita que o resultado deve se refletir nos próximos anos.

“Na Europa, na América do Norte e na Ásia, a Universíade é vista como a última plataforma, o último patamar. O atleta chega no esporte universitário e posiciona sua carreira: se vai ser um atleta olímpico, de campeonatos mundiais, ou se vai ser um profissional formado no esporte. Quem quer se projetar e tem performance encontra na Universíade esse cenário”, argumenta.

Primeiro dia

Um dia após a abertura da Universíade, em Taipei, o nadador Henrique Martins conseguiu a classificação para a final dos 50 metros borboleta, mas teve pouco tempo para comemorar. Dez minutos depois da semifinal, ele já precisava estar pronto para o revezamento 4×100 livre, em que competiu ao lado de Gabriel da Silva Santos, Leonardo Alcover e Pedro Henrique Spajari. A equipe brasileira ficou na sexta colocação, atrás de Estados Unidos, Itália, Rússia, Japão e Polônia.

Ao sair da piscina, as palavras de Pedro Henrique foram de motivação: “Foi uma prova boa. Todo mundo deu o seu máximo, se entregou na piscina. Se não deu hoje, é dormir bem, descansar e tentar fazer o melhor resultado novamente”.

O revezamento 4×100 feminino chegou mais perto do pódio, porém terminou em quinto, atrás de Canadá, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido. Larissa Martins destacou a melhora no tempo da equipe.

“A gente faz uma avaliação bem positiva. Conseguimos melhorar em quase 10 segundos o tempo que a gente fez pela manhã. Embora não tenha dado, saímos  satisfeitas com o resultado”.

Chegaram às semifinais dos 50 metros borboleta Bruna Caroline Lemos Rocha e Daynara Lopes Ferreira.

Raphael de Oliveira e Felipe Monni disputaram a semifinal dos 100 metros peito e Guilherme Rosolen tentou uma vaga na decisão dos 50 metros borboleta, mas os três não se classificaram.

Levantamento de peso

Duas atletas brasileiras disputaram a categoria até 48 quilos no levantamento de peso neste domingo. Luana Oliveira ficou com a quarta colocação e bateu o recorde brasileiro no arremesso e na pontuação geral. Depois de tentar sem sucesso levantar 92kg, Luana ousou e aumentou o peso para 94kg, o que lhe garantiu o recorde nacional e a pontuação total de 170, que também estabeleceu uma nova marca brasileira.

Fonte: Agência Brasil

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.