Brasileiro que vai trabalhar no Vaticano trocava cartas com o Papa Francisco

Padre Alexandre Awi Mello foi convidado para ser secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Foto: Arquivo Pessoal )O Padre Alexandre Awi Mello, o novo secretário do Dicastério (um novo ministério da Cúria Romana) para os Leigos, a Família e a Vida, disse ainda estar surpreso com a sua escolha, anunciada na quarta-feira (31) pelo Vaticano. Ele contou ao G1 que trabalhou com o Papa Francisco quando ele ainda era cardeal de Buenos Aires e que mantiveram a amizade por cartas.

Ele participa de reuniões em Atibaia quando o anúncio oficial foi feito pelo Vaticano. “Ainda estou surpreso, mas ainda não conseguir nem ver ainda as mensagens”, afirmou. Diretor Nacional do Movimento de Schönstatt no Brasil, o sacerdote atualmente faz um trabalho com a juventude no santuário da Mãe Rainha no Jaraguá, na Zona Noroeste de São Paulo. Ele vai trabalhar com cardeal americano Kevin Joseph Farrell, responsável pelo Dicastério.

Em 2007, o padre, que estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago (Chile), conheceu o então cardeal Buenos Aires, Jorge Bergoglio, durante Conferência de Aparecida, que reuniu bispos de toda a América Latina. Bergoglio era presidente da comissão de redação do documento final do encontro e padre Alexandre, o secretário.

“Eu ajudava a juntar os textos no computador. Trabalhamos juntos durante 20 dias. Daí surgiu esse vínculo. Foi uma pessoa que me marcou muito do ponto de vista da sua humildade, da sua abertura para o trabalho em comum, foi muito impactante ver como ele trabalha de igual para igual, porque nessa época ele já era o cardeal de Buenos Aires”, conta.

Cartinhas à mão

“A gente ficou em contato por carta entre 2007 e 2011. A cada vez que eu escrevia, ele respondia com uma cartinha escrita à mão, me enviava algo que ele tinha escrito para o clero, para a diocese dele. Eu também mandava alguma coisa que eu tinha produzido. Depois, sinceramente, tinha até tinha deixado de escrever, porque eu já não tinha tanto assunto e sabia que ele era muito ocupado”, diz o padre.

Em 2013, a escolha de Bergoglio como papa pegou o brasileiro de surpresa. “Nessa época, a gente já tinha diminuído um pouco o contato, mas eu mandei uma saudação para o antigo endereço dele. Achei que nunca ia chegar às mãos dele, mas ele me respondeu, de novo com uma cartinha escrita à mão, e reatamos o contato”, afirma.

Após a experiência de trabalho bem-sucedida em 2007, o papa convidou-o para acompanhar sua vinda ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude. “Ele pediu que eu fosse o seu interprete e, então, eu o acompanhei.”

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.