Calor leva Ministério da Saúde a fazer alerta sobre a chikungunya

chikungunyaCom a temperatura subindo, aumenta a quantidade de mosquitos – e também a preocupação com as doenças transmitidas por eles.

O Ministério da Saúde lançou um alerta sobre a chikungunya.

Especialistas afirmam que o vírus da chikungunya tem um potencial de disseminação maior do que dengue e zika. Uma das razões é que o ciclo de transmissão da chikungunya é mais curto.

A fêmea do Aedes aegypti está pronta para passar o vírus de três a cinco dias depois de ter picado pela primeira vez uma pessoa contaminada. Esse tempo é de cinco a sete dias no caso da dengue e da zika.

Como a fêmea do mosquito vive, em média, 20 dias, ela tem um tempo maior para voar e transmitir a doença para outras pessoas.

Os primeiros dois casos de transmissão do vírus da chikungunya dentro do Brasil só foram confirmados em setembro de 2014.

Um ano depois o número de contaminados já chegava a 36 mil pessoas. Em 2016, houve uma nova explosão: 263 mil casos da doença.

“Não há possibilidades reais de termos uma epidemia de chikungunya. O que teremos, sim, é um aumento de casos,” diz o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O vírus chikungunya ainda não completou no país o que o professor Pedro Tauil, especialista no assunto, chama de ciclo de contaminação.

O número de pessoas imunizadas, que já tiveram chikungunya, não é suficiente para conter o crescimento da doença.

“O problema é ter esse número de pessoas, esse grande número de pessoas infectadas simultaneamente”, explicou  Pedro Tauil, professor de epidemiologia da UnB.

As pesquisas feitas até aqui mostram que a pessoa só pega chikungunya uma vez. Mas a doença provoca muita dor e incapacita para o trabalho.

“Essa palavra chikungunya num dialeto africano quer dizer pessoa que anda inclinada. Porque de tantas dores articulares, as pessoas andam inclinadas e isso pode prolongar-se por meses e algumas vezes por anos”, disse Pedro Tauil.

No Distrito Federal estão sendo colocadas armadilhas em pontos estratégicos como hospitais e postos de saúde. Armadilhas para capturar as larvas do mosquito e também o mosquito adulto. A partir daí fica mais fácil montar uma estratégia eficiente de combate ao Aedes aegypti. Uma vez capturados, não conseguem sair da armadilha. Método semelhante vem sendo usado também no Paraná e em Minas Gerais.

“Usar ferramentas, armadilhas que possam cobrir essa área que não necessariamente seja um agente, mas que me dê um indicativo de infestação e de distribuição espacial. Sabendo onde, quando e como definimos qual é a metodologia para controle”, disse Divino Valero Martins, diretor de Vigilância Ambiental.

Mesmo com métodos alternativos, não há como vencer o mosquito sem que cada um faça a sua parte.

Fonte: Jornal Nacional

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.