Campanha contra o machismo e o feminicídio é lançada no Recife

Campanha contra feminicídio foi lançada nesta quarta-feira (19), no Recife (Foto:  Denilson Cadête/Divulgação)O caso da fisioterapeuta Mirella Sena, 28 anos, assassinada por um vizinho no flat onde morava, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no início de abril, virou um símbolo da luta contra os crimes de gênero em Pernambuco. O homicídio também provocou a mobilização de entidades e o lançamento, nesta quarta-feira (19), de uma campanha de mídia para alertar a sociedade para a necessidade de enfrentar o machismo e o feminicídio, de denunciar os casos de violência.

Um dos materiais de divulgação da campanha é um vídeo com depoimentos de professoras universitárias, uma vereadora do Recife, uma atriz e a uma representante do movimento negro. Nas falas, todas ressaltam a importância de a vítima de machismo denunciar o agressor.

“Não é crime passional, nem é por ciúme. Não é por inconformismo com o fim do relacionamento. É machismo é feminicído”, aponta a professora de direito Liana Cisne, da UFPE. A vereadora Marília Arraes (PT) reassalta a importância de a vítima não se calar. “Meta a colher”, afirma.

A representante do movimento negro Vera Barone lembra que um dos problemas é a cultura machista da sociedade. A atriz Dandara de Moraes destaca que nem toda a violência é física. “Se você já sem sentiu forçada a fazer alguma coisa por chantagem de marido, amigo, chefe, namorado ou amigo, é agressão. Não se cale”, pede.

A representante do Grupo Frida, da Unicap, Carolina Ferraz, salienta que falar de machismo é abordar a violência e o estupro e também sobre a potencialidade de reação. “Uma protegendo a outra. Solidariedade é tudo”, dispara.

A iniciativa prevê a divulgação de material em TV, internet, rádio e nas mídias sociais. O lançamento ocorreu na Faculdade de Direito do Recife, no Centro da cidade. A ação conta com apoio do movimento feminista, Universidade Católia de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Associação dos Delegados de Pernambuco (Adeppe).

O empresário Cleonildo Cruz, sócio-diretor da Tempus Comunicação, justificou o lançamento da campanha ao falar sobre a necessidade de enfrentar os números de violência contra a mulher registrados no estado. “É necessário que nós homens possamos compreender que uma sociedade machista é indigna de viver para todos, e não apenas para elas”, declarou.

Estatísticas

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 58 mulheres foram assassinadas nos primeiros dois meses e outras 2.743 agredidas apenas no mês de janeiro. No primeiro mês de 2017, a média de denúncias de violência contra a mulher registradas chegou a 88 por dia. Durante o ano de 2016, foram contabilizados 50.042 casos de agressão às mulheres no estado, 1.205 casos a mais que o registrado em 2015.

Em relação aos estupros, foram ao menos 148 casos de violência sexual apenas nos primeiros 30 dias do ano. O Recife lidera as ocorrências, com 31 casos, atingindo quase o dobro do segundo lugar, Olinda, que registrou 16 casos. Em 2016, foram 1.825 no estado. Também durante o ano passado, foram 50.042 casos, o que significa que, a cada 12 minutos, em média, uma mulher sofre algum tipo de violência nos 184 municípios de Pernambuco.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.