Carnaval 2017 terá um corte de 30%

“Recife é a porta de entrada, é a cidade que se conecta com as demais capitais do Nordeste”, diz Ana PaulaFormada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Paula Vilaça assume a Secretaria de Turismo do Recife na segunda gestão do prefeito Geraldo Julio. Com perfil mais técnico e com trânsito no trade turístico, pois ficou à frente da Empetur por quase dois anos, Ana Paula encara o desafio em meio a um cenário de contenção de gastos. Apesar do momento, o desempenho turístico da Cidade chega como um aliado. Ano passado, Recife recebeu cerca de três milhões de visitantes, gastando, em média, R$ 200 cada um. Depois de tangenciar os 100% de ocupação no Réveillon, o trade recifense prevê índices acima de 80% para janeiro, bem diferente do ano passado.

Recife sempre teve vocação para o turismo de negócios. Continuar apostando no segmento será o foco da atual gestão?
Na verdade, a gente quer diversificar. Recife viveu uma época áurea do turismo de negócios pelos grandes eventos que sediava. Só que a cidade vem passando por um processo de requalificação e de transformação, então, temos um novo produto para ofertar ao turista: que é o Recife enquanto cidade do lazer, dos atrativos, da cultura por meio dos grandes museus, como o Cais do Sertão e o Paço do Frevo.

Vamos continuar investindo na captação de eventos, no soerguimento dos negócios, afinal de contas ele também movimenta a economia. No entanto, acreditamos que, agora, Recife tem um novo posicionamento e a ideia é fazer com que esse turista não venha somente a trabalho.

 Quais ações a pasta municipal deve implementar nos próximos quatro anos. De quanto dispõe em seu orçamento?
Estamos em processo de avaliação dos últimos quatro anos de gestão, analisando o que teve de positivo e de negativo. O setor de turismo de lazer foi bem avaliado nas pesquisas, que mostraram que conseguimos dar visibilidade e atingir a população com as ações distribuídas por todos os cantos da cidade. Mesmo assim, sabemos que podemos aperfeiçoar as tarefas, até porque estamos diante de um novo contexto econômico. O que estamos fazendo agora? Primeiro, incorporamos a área de esportes (como já funciona no Estado), que é um grande desafio e nos oferece uma possibilidade de atuação muito grande. Dentro do turismo de lazer, alguns programas foram aprovados pela população, a exemplo da ciclofaixa e das academias. Vemos que esses projetos fazem parte da cidade e não pertencem mais à Prefeitura. Pretendemos ainda reformatar alguns programas. Para isso, vamos focar na parceria com a iniciativa privada e na captação de patrocínio, pois cada vez mais temos que fazer mais com menos. O poder público não consegue mais suprir sozinho (em função da restrição fiscal) as demandas da população, temos que buscar ideias inovadoras e contar com a ajuda de parceiros.

Falando em restrição fiscal, o Carnaval deste ano sofrerá cortes de investimento?
Permanecemos com o patrocinador oficial, que é a Ambev, e seguimos à procura de outros patrocinadores. Houve corte sim dos investimentos da Prefeitura como um todo, e, naturalmente, isso atinge a quantidade de recursos destinada à festa de Momo. Estamos reduzindo ano a ano os investimentos sem impactar na importância do evento e nas atrações. O que fazemos é buscar alternativas para dar eficiência à festividade. Para se ter ideia, a população não vem sentindo os efeitos desse corte, assim como foi o Réveillon. Apesar de o orçamento ainda não ter sido definido, o corte será de 30%. Não temos ainda o orçamento nem do Carnaval e nem da pasta para o ano de 2017.

Certa vez o então ministro de Turismo, Henrique Eduardo Alves, disse que o Ministério dispõe do menor orçamento entre as pastas e é o que mais arrecada. Isso dificulta?
Ainda é um problema da gestão, principalmente na esfera federal, de não encarar o turismo como um investimento que traz retorno. Quando se faz investimento numa feira, por exemplo, existe o retorno e a receita vai circular na cidade. Recentemente, vi pesquisas nas quais eram comparados os investimentos em marketing feitos pelo Brasil e por vários países do mundo. A constatação foi que ainda estamos aquém no que diz respeito a promoção e a divulgação do País lá fora. E se a União repassa pouco recurso para o Ministério do Turismo, naturalmente, será menor para o estado e o município.
A Secretaria de Turismo do Estado vem adotando a máxima de voos diretos para apoiar o desenvolvimento regional. No que o Recife se beneficia com isso, já que haveria uma tendência de esses turistas migrarem para outras regiões?
Traz, sem dúvidas, impactos positivos para o Recife. Na decisão da viagem, a primeira coisa que se pensa é em como chegar naquele destino. Recife é a porta de entrada, é a cidade que se conecta com as demais capitais do Nordeste e tem voos internacionais diretos. Isso, sem dúvida, reflete na movimentação turística. Temos dados de que os argentinos estão nos visitando ainda mais depois do voo direto entre Recife e Buenos Aires. E isso ajuda na ocupação do setor hoteleiro, que tem sido muito boa. No Réveillon, foi em torno de 98%. Para aprimorar essas ações, estamos fazendo uma aproximação junto ao trade. Trabalhamos com os destinos indutores, como Porto e Fernando de Noronha, e a ideia é trabalhar em parceria para fazer com que esse turista passe uma ou duas noites no Recife, ou seja, fazer a venda do destino Pernambuco de forma articulada.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.