Celebridades pedem ajuda na web para combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Celebridades estão pedindo ajuda nas redes sociais para o combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A top model Gisele Bündchen publicou em suas redes sociais um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”. O cantor Arnaldo Antunes e os atores Mateus Solano, Reynaldo Gianecchini e Cauã Reymond também fizeram apelos em seus perfis.

“Vamos salvar o berço das águas. A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem”, escreveu Gisele na publicação.

O ator Mateus Solano também divulgou uma mensagem dizendo que os brigadistas “precisam muito de doações com urgência”. Ele destacou que a campanha é destinada à compra de alimentos para os brigadistas, combustíveis para as operações, que demandam longas distâncias, para os caminhões-pipa, e para o Turbo Sobro, instrumento utilizado para o combate em campo.

O fogo começou no dia 12 de outubro e foi controlado no dia 16. No dia seguinte, novos focos surgiram em outra área, às margens da GO-118, em uma área após a região dos aceiros, que funcionam como uma barreira para evitar as chamas. Em entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, afirma que o início do fogo foi um ato criminoso. Segundo ele, o local já teve 64 mil hectares destruídos pelo fogo, o que representa 26% do total.

Reynaldo Gianecchini fez um post pedindo ajuda para o financiamento coletivo para contribuir com o combate às chamas. “Chapada dos Veadeiros pede socorro! Precisamos da sua ajuda, participe do nosso financiamento coletivo”, escreveu.

Mobilização

Diversos voluntários ajudam a combater o incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiânia. Eles auxiliam doando água, alimentos e até cedendo espeço em casa para arrecadar doações para os brigadistas.

Cerca de 200 brigadistas e bombeiros tentam controlar a queimada. A Força Aérea Brasileira também cedeu um avião Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Outros aviões também são usados diariamente. Até agora, mais de 1 milhão de litros foram usados.

“Não existe a possibilidade de combustão espontânea nessa região e 100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana”, disse
Moradores da região de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás estão se organizando para ajudar quem trabalha no parque. Em uma casa, um quarto foi reservado para armazenar os donativos recebidos. Uma equipe separa os alimentos, monta kits e, depois, distribuem para os brigadistas.

“O dinheiro chega, nós transformamos em alimentos, equipamentos, combustível e levamos onde houver maior necessidade”, disse a voluntária Silvia Hennel.

O vice-governador de Goiás, Zé Eliton, informou que vai sobrevoar o Parque da Chapada dos Veadeiros com o ministro da Defesa, Raul Jugmann nesta quarta-feira (25).

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.