Chefes de cozinha e produtores falam em São Paulo sobre origens dos alimentos

Começa na noite de hoje (1º), no Memorial da América Latina, na capital paulista, o Festival Origem, evento que reunirá chefes de cozinha e produtores engajados na relação transparente e respeitosa com os recursos naturais que dão origem aos alimentos. Com entrada gratuita, o festival terá 30 produtores que apresentarão alimentos brasileiros produzidos com base nas aptidões agrícolas do país.  O festival prossegue no final de semana.

Além da feira de produtores, o Festival Origem terá palestras, debates, aulas, restaurantes, food trucks bikes para discutir de onde vêm os produtos que vão para a mesa do brasileiro.  Três palestras abrirão o evento: das 19h às 19h30, o chefe do Tanit Oscar Bosch, fala sobre a cozinha que une o mar e o monte; das 19h45 às 20h15.  O médico Alberto Peribanez Gonzalez aborda o tema Receitas da agrofloresta para o corpo e para o planeta; para finalizar, entre 21h e 21h30  será abordado o tema Como pequenas escolhas impactam a cadeia de produção de alimentos, com  Helena Mattar, pesquisadora da Salsada. 

No sábado, a oficina de Heloisa Bacellar, chefe do Lá da Venda ensinará a utilizar o polvilho artesanal para fazer tapioca e outras delícias ( das 11h30 às 12h); Sabrina Jeha, sócia do viveiro Sabor de Fazenda unirá pais filhos mostrando como fazer uma horta na cozinha (das 6h10 às 16:50); e Gabriella Ornaghi Arquitetura da Paisagem, Gabriella Ornaghi, Bianca Vasone, Lilian Dazzi e Rodrigo Bordigoni ensinarão como montar um jardim vertical de temperos e plantas alimentícias não convencionais (das 16h50 às 17h25).

No encontro terão palestras Como ter um consumo alimentar mais consciente, de Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu (13h20 às 13h50); Como usar plantas alimentícias não convencionais na gastronomia, das 14h00 às 14h30, com Harri Lorenzi, coautor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil e fundador do Jardim Botânico Plantarum, de Nova Odessa.

Falarão durante o encontro,  Henrique Nunes, chefe do Naiah, restaurante do Jardim Botânico Plantarum e  Cozinha com ingredientes da biodiversidade brasileira e Roberto Smeraldi, do Instituto Atá (18h30 às 19h00).

No último dia de programação o chefe do Le Manjue, Renato Caleffi,  mostra a Oficina de cozinha vegana criativa, com proteínas sustentáveis, biomassa de banana verde (das 2h15 às 12h55); o chefe do Taioba, de Camburi (SP), Eudes Assis, apresenta Práticas sustentáveis da cozinha caiçara (das 13h15 às 13h45); Marcio Atalla, professor de Educação Física, colunista de Época e comentarista da rádio CBN fala sobre Como ter um estilo de vida mais saudável (das 16h30 às 7h10), entre outros.

“Queremos valorizar a produção agrícola de pequena escala, com alto valor gastronômico e cultural. O Brasil pode oferecer uma grande variedade de produtos produzidos com técnicas modernas que conciliam o meio ambiente à atividade rural”, disse o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Marcelo Vieira.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.