Coalizão de Macri vence eleições legislativas na Argentina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A coalizão Cambiemos, do presidente da Argentina, Mauricio Macri, ganhou as eleições legislativas de meio mandato realizadas neste domingo (22), com vitórias nas cinco maiores províncias do país, segundo os resultados oficiais. O pleito foi considerado o primeiro grande desafio do presidente desde que ele assumiu o poder, em 2015.
No maior distrito, a província de Buenos Aires, que concentra quase 40% dos eleitores, o candidato do Cambiemos ao Senado, Esteban Bullrich, obtinha até às 03h55, 41,38% dos votos, contra 37,25% da ex-presidente e principal opositora Cristina Kirchner, do partido Unidad Ciudadana, com 99,22% das urnas apuradas. As listas macristas ganhavam das do kirchnerismo (peronismo de centro-esquerda) em 15 das 23 províncias, entre elas Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Santa Fe e o distrito federal da capital.
Com os resultados, a ex-presidente, peronista de centro-esquerda, pode conseguir um dos três assentos em jogo na Câmara Alta, obtendo assim imunidade parlamentar, em um momento em que é acusada de corrupção.
Um total de 78% dos 33,1 milhões de eleitores votaram para renovar a metade dos 254 assentos da Câmara de Deputados e um terço dos 72 assentos do Senado.
Reações
O presidente Macri fez um discurso durante a noite, onde destacou a vitória. “A etapa mais difícil já passou e estamos crescendo com transparência, equidade e trabalho em equipe. Hoje confirmamos nosso compromisso de mudar”, afirmou.
Macri destacou ainda que “não ganhou um grupo de candidatos ou um partido político, mas a certeza de que podemos mudar a história para sempre”.
Já Cristina Kirchner reconheceu a derrota ao dizer que seu desempenho não foi suficiente para superar seus adversários, mas disse que seu partido foi a força que “mais cresceu nas eleições”.
“Unidad Ciudadana veio para ficar. É a base da construção para a alternativa a esse governo”, reiterou a oposicionista.
Fonte: G1
Nenhum comentário