Com apoio de Gonzaga Patriota, ANACE busca valorização da cebola nos mercados interno e externo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) declarou apoio, na manhã desta terça-feira (07), aos pleitos da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE). Os associados pedem reforços na valorização do produto agrícola nos mercados interno e externo. Um dos objetivos é incluir o vegetal na Lista de Exceção à Tarifa Externa Comum (LETEC).
“O processo de inclusão da cebola na LETEC já passou pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, tendo recebido um parecer técnico favorável. Hoje se encontra na CAMEX, para julgamento. Por oportuno, apelamos aos eminentes ministros que fazem parte da CAMEX para aprovarem a inclusão na LETEC. Os produtores de cebola do Brasil tem sofrido safra após safra com a concorrência desleal do produto importado, sobretudo oriundo da comunidade europeia”, destacou Patriota.
O parlamentar chegou a fazer um discurso na Câmara, nesta terça-feira, reforçando seu posicionamento:
Segundo os dirigentes da ANACE, o custo da produção da cebola brasileira é inferior ao preço de internalização, fator que dificulta a expansão da cultura no Brasil. Comparando com o preço ofertado ao produtor, a margem de lucro e o risco de prejuízo são separados por uma linha tênue. “Incluir a cebola na LETEC é preservar um patrimônio econômico e cultural, já que este produto é característico dos brasileiros; devendo, em razão disso, ser defendido e estimulado em nome da valorização da produção nacional”, ressaltou o parlamentar.
Outra solicitação é pelo desmantelo de um acordo que pode levar a zero as taxas de importação de cebolas provenientes da União Europeia. “Há um entendimento político para aprovar este acordo até o fim deste ano. O setor clama para que isso não proceda e solicita ajuda dos deputados. A entrada da cebola da União Europeia sem taxação provocará um enorme prejuízo para a produção nacional”, alerta Gonzaga.
Para o deputado federal, não se pode negar a importância da produção de cebola para o Brasil – seja no aspecto econômico ou no aspecto social. “O produto tem alta representatividade em nosso PIB e gera muitos empregos em sua cadeia. Portanto reitero meu irrestrito apoio aos cebolicultores brasileiros, cumprimentando a Rafael Jorge Corsino, Presidente Nacional da ANACE e Gilmar Freire, delegado do Estado de Pernambuco, pelo excelente trabalho em defesa desse importante produto da agricultura brasileira”, finalizou.
Nenhum comentário