Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Com Sisu, nº de vagas da USP para cota racial cresce 376% em um ano
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A adesão da Universidade de São Paulo (USP) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quebrou um tabu histórico da maior e mais conceituada instituição de ensino superior do Brasil: as cotas raciais. A implantação da política de ação afirmativa, porém, não veio de uma única decisão central da universidade. Após a aprovação, no Conselho Universitário (CO), da adesão parcial ao Sisu, em julho de 2015, cada faculdade, escola ou instituto ganhou autonomia para definir se participaria ou não da seleção do governo federal, com quantas vagas e de que forma.
Neste domingo (22) e segunda (23), o G1 publica três reportagens especiais sobre a decisão que abriu uma alternativa inédita de acesso à graduação da USP. Veja alguns destaques:
- Entre 2016 e 2017, o número de vagas da USP destinadas ao Sisu subiu 57%
- No mesmo período, a quantidade de vagas reservadas para a cota racial cresceu 376%
- Um dos primeiros estudantes da USP aprovados pela cota racial relata sua trajetória
- Em 2016, quase metade das vagas da USP no Sisu ficaram vazias, e foram preenchidas pelos candidatos da Fuvest
- A Pró-Reitoria de Graduação e professores de diversas unidades explicam os motivos por trás do aumento de vagas no Sisu e os planos para aumentar o preenchimento delas
No ano passado, o curso de relações internacionais foi um dos poucos a reservar, no Sisu, seis das 60 vagas anuais para novos alunos a candidatos pardos ou indígenas que tenham feito o ensino médio na rede pública. Graças a essa decisão, o estudante Jefferson Oliveira, que um ano antes havia abandonado a escola para estudar sozinho, conseguiu usar sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para, ao mesmo tempo, assegurar o certificado de conclusão do ensino médio e um lugar na carreira que quer seguir. Filho de uma diarista e um pedreiro, Jefferson não conseguiu passar para a segunda fase na Fuvest 2016 por poucos pontos, mas hoje é um dos veteranos que se preparam para receber os novatos de 2017. Leia seu depoimento
As inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira (24). Neste ano, o curso de relações internacionais aumentou para oito o número de vagas na cota racial.
Fonte: G1
Nenhum comentário