Como ajudar os filhos sem se arruinar

Em fevereiro, o instituto britânico Resolution Foundation publicou um estudo mostrando que a ala masculina da geração millenial (os nascidos entre 1981 e 2000) vai ganhar menos que a da geração X, que a antecedeu. O motivo? Mais homens estão em empregos de meio expediente ou de remuneração inferior, em restaurantes, bares e lojas – o contingente neste tipo de ocupação dobrou desde 1993. Esse é mais um levantamento que corrobora outros que apontam para um futuro menos brilhante do ponto de vista financeiro para os jovens adultos que buscam seu lugar ao sol no mercado de trabalho. Ano passado, a mesma instituição havia divulgado outra pesquisa negativa sobre os millenials, chamando-os de “geração da estagnação” e antecipando que este seria o primeiro grupo a ganhar menos que seus pais. Na Grã-Bretanha, a população entre 65 e 74 anos detém mais riqueza que toda a faixa abaixo dos 45 anos!

Guardadas as devidas proporções, que não são pequenas, fenômeno semelhante ocorre no Brasil. Os mais jovens têm encontrado um mercado estagnado, mesmo que tenham cursado boas universidades e feito pós-graduação. Com o desemprego em alta, há os que permanecem mais tempo na casa dos pais e aqueles que, demitidos, acabam voltando ao lar paterno – às vezes com filhos. Ninguém está livre de uma separação complicada, ou de uma crise profissional, mas como ajudar os rebentos sem arruinar a própria poupança e comprometer a aposentadoria? Considerando que, em janeiro, 62% dos consumidores brasileiros afirmaram não guardar dinheiro nem possuir uma reserva, há que se traçar um limite para a família não naufragar em bloco.

Ninguém quer ver seus “bebês” sofrendo, mas enfrentar a adversidade torna as pessoas mais fortes. Se você começar a bancar tudo, seu filho nunca aprenderá a refazer o orçamento num nível compatível com suas reais posses. Portanto, engula a culpa e nada de passar a mão na cabeça. Claro que você pode ajudar com a compra de supermercado, ou uma despesa extra. Mas vai se comprometer a pagar o colégio dos netos? Por quanto tempo? Não seria mais realista transferir as crianças para uma escola pública? Uma coisa é dar uma força, a outra é paparicar. Educação financeira é importante desde cedo, para se aprender que há limites entre desejos e consumo. É preciso deixar claro quanto se pode gastar e que esta tem que ser uma situação temporária – é duro estabelecer um prazo, mas seria o ideal.

Se não for prioridade, não pague. Pagar o condomínio atrasado é prioridade; se responsabilizar por uma festinha de aniversário do neto, não. Anote todas essas despesas extras. Mesmo que não tenha intenção de cobrar pelo empréstimo, seu filho tem que reconhecer a dimensão do auxílio, até para se motivar a buscar uma recolocação. Sua experiência também pode ser preciosa para sugerir alternativas de trabalho. E ajudará a manter a calma nessa hora de dificuldade. O que não pode ocorrer é essa fase se tornar um sorvedouro que consuma suas economias e até o leve ao endividamento. Pense bem: depois, quem vai cuidar de você? Se acostumar seus filhos a depender, dificilmente serão eles… Por último, vale registrar a frase do multimilionário Warren Buffett: “quero dar a meus filhos bastante dinheiro para que possam fazer o que quiserem, mas não dinheiro bastante para que não façam nada”.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.