Como eleição legislativa deste domingo pode definir futuro do governo Macri na Argentina

Eleição legislativa ocorre na metade do mandato de Macri e serve, portanto, como espécie de plebiscito do governo central  (Foto: Reuters)Neste domingo, cerca de 33 milhões de argentinos estão aptos para ir às urnas para renovar parte do Congresso Nacional em uma eleição considerada fundamental para o governo do presidente Mauricio Macri. Por ser realizada na metade do mandato presidencial, a eleição legislativa costuma ser definida pelos analistas como uma espécie de plebiscito ao governo central.

E esta eleição pode determinar o futuro do macrismo, a partir do nível de respaldo dos argentinos, em um contexto em que podem estar sendo testados, sobretudo: 1) o desempenho da economia na era Macri; 2) o artesão Santiago Maldonado, desaparecido desde o início de agosto e gerando uma comoção nacional. A perícia confirmou que o corpo encontrando em um rio na terça é do rapaz. Maldonado, 28, havida sido visto pela última vez, em Chubut, na Patagônia.

Maldonado teria sido visto sendo detido por tropas federais que dispersavam um protesto pelos direitos da tribo indígena mapuche, mas há relatos contraditórios sobre o ocorrido. Macri foi acusado de reagir “mal e tarde” à crise gerada pelo caso, que reacendeu entre setores da sociedade argentina as memórias da época da ditadura, quando presos políticos desapareciam nas mãos do Estado.

A polícia diz que ele se afogou e que não havia sinais de violência.

Inicialmente, analistas acreditavam que o caso poderia não influenciar no resultado eleitoral, com as pesquisas apontando vitória dos candidatos do governo em grande parte do país em meio à melhoria de indicadores econômicos.

No entanto, diretores de pesquisas de opinião apontaram para o estancamento nas intenções de votos aos governistas, segundo publicou, nesta sexta-feira, o jornal La Nación, de Buenos Aires.

“É difícil prever o que vai acontecer domingo e qual o impacto do caso Maldonado, mas a tendência é que os que já votavam em Macri mantenham a fidelidade e o mesmo ocorra em relação aos eleitores da oposição. No entanto, há cerca de 15% de indecisos aos quais é preciso prestar atenção”, disse o analista Enrique Zuleta Puceiro à imprensa argentina.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.