Construção civil fecha 3.943 vagas de trabalho

201711183258A indústria do setor de construção civil fechou 3.943 postos de trabalho (com carteira assinada) em 2016 na região. Em comparação com 2015, o número de trabalhadores do setor apresentou queda de 8,92%, com 40.282 pessoas em atividade, ante as 44.225 do ano anterior. Os dados são do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Em relação às sete cidades da região, apenas São Caetano e Mauá registraram saldos positivos, com a geração de 79 e 101 novos postos de trabalho. Já entre os municípios que apresentaram retração, São Bernardo foi a que mais fechou postos no período (1.595), seguida de Santo André (1.426), Diadema (723), Ribeirão Pires (290) e Rio Grande da Serra (89).

BRASIL
Em todo o País o emprego no setor caiu 2,20% em novembro na comparação com outubro, a 26ª queda consecutiva. Em um período de 12 meses (novembro/2015 até novembro/2016), o saldo negativo é de 437 mil postos de trabalho a menos (-14,5%), deixando o estoque de trabalhadores em 2.582 milhões. Em outubro de 2014, primeiro mês de queda, o estoque estava em 3,57 milhões.

A diretora regional do SindusCon-SP em Santo André, Rosana Carnevalli, explica que o desempenho ruim do setor na região se dá pelo alto desemprego na indústria e pela queda do número de lançamentos de empreendimentos imobiliários. “O nosso setor é o primeiro a cair e o último a levantar, comprar imóvel não é como comprar roupa, se o trabalhador que deseja adquirir imóvel perde o emprego, logo os objetivos dele serão outros, como pagar as contas e pôr comida na mesa. Quanto maior o desemprego, menor será a construção de empreendimentos”.

Para 2017, Rosana mostra pouco otimismo. “Espero que as novas gestões municipais incentivem o setor com novos investimentos, mudanças nas leis de zoneamento e diminuição de entraves para que, assim, as construtoras aumentem a demanda de lançamentos”.

Questionada sobre os saldos positivos registrados em Mauá e São Caetano no período, Rosana se mostra cautelosa. “Mauá é uma das únicas cidades da região com déficit habitacional e metro quadrado acessível, é muito comum a realização de obras do Minha Casa, Minha Vida, então o resultado positivo é compreensível. Já em relação a São Caetano, o que motivou esse saldo foi o término de obras atrasadas.”

O diretor financeiro do Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil) de São Bernardo e Diadema, Joaquim Fernandes da Rocha, afirma que, na região, além das dificuldades dos bancos na concessão de crédito, tal crise está diretamente relacionada ao setor automobilístico. “Dependemos muito deles, cerca de 50% da venda de imóveis caiu em função do momento ruim dessas indústrias (que demitiram grande número de trabalhadores), só vamos melhorar se eles melhorarem, é um ciclo virtuoso.”

Em relação a este ano, Fernandes da Rocha não se mostra animado. “Não sei o que faremos, não tenho boa expectativa, talvez melhore em 2018.”

Fonte: Diário do Grande ABC

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.