Crise afasta profissionais de promoções no trabalho, aponta pesquisa

Crise reduziu promoções no trabalho; oferta salarial ainda conta muitos pontos na hora de mudar de emprego  (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)Os trabalhadores que estão empregados também sentiram os efeitos da crise política e econômica no país. Pesquisa da consultoria Page Personnel mostra que seis a cada 10 profissionais técnicos e de suporte à gestão não tiveram promoções há mais de um ano. De acordo com o estudo, 21,9% dos executivos não receberam promoção nos últimos 12 meses e outros 22,3% não foram promovidos nos últimos 24 meses. Dos que confirmaram a ascensão na carreira, 15,2% disseram que o fato ocorreu há dois anos enquanto 26,1% foram promovidos há um ano e 14,5% há seis meses.

“A instabilidade econômica afetou também quem permaneceu empregado. Quem ficou teve de lidar muitas vezes com sobrecarga de trabalho e esperar mais tempo por uma promoção. O período de baixa demanda no mercado força as empresas a reverem suas estratégias e estrutura. Em épocas de crise é comum as companhias congelarem novas vagas e promoções para se adaptarem aos novos tempos e manter a operação com um custo mais equilibrado”, explica Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.

Quando questionados se a ausência de promoção provocaria a busca de novas oportunidades, mais da metade (53,7%) afirmou que buscaria essa nova vaga em até três meses. Os que esperariam até um ano somaram 19,7%, seguido por até seis meses (11,9%) ou não pretende buscar novas oportunidades (10,6%). E representaram 4,1% aqueles que esperariam por até nove meses.

A pesquisa foi realizada em fevereiro e março deste ano com a participação de 283 profissionais técnicos e de suporte à gestão.

Desafios estimulam promoções

Entre as pessoas que tiveram promoções, 40,9% disseram ter conseguido reconhecimento por terem superado metas e atingindo resultados. Completam a lista: vários fatores (30,5%) assumir novas funções em períodos de crise (17,3%), investir em conhecimento (7,7%) e apostar em networking (3,6%).

“A meritocracia sempre será um fator decisivo em avaliações de desempenho. Essa métrica influencia bastante a tomada de decisão dos gestores na hora de redirecionar pessoas em novas posições ou funções”, conta Haag.

Salário ainda é decisivo

Se a promoção não sai, alguns profissionais passaram a buscar novas oportunidades no mercado. Questionados sobre o que o faria trocar de emprego, 29% declaram salário fixo mensal mais atrativo e 23% disseram programas de aceleração de crescimento. Completam a lista: programas de recompensa (18%); bônus e participação de lucros (14,8%) e investimento em conhecimento, com 15,2%.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.