Em sessão solene sobre Data Magna de PE, Gonzaga Patriota defende criação do Estado do Rio São Francisco

Dentro das comemorações do Bicentenário da Revolução de 1827, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (7), uma sessão solene em homenagem à Data Magna de Pernambuco – celebrada oficialmente em 6 de março. Em discurso durante a cerimônia, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) parabenizou a iniciativa, lembrou a história da Comarca do São Francisco e defendeu a criação do Estado do Rio São Francisco.

A região de 250 mil km² – hoje oeste da Bahia – foi desmembrada de Pernambuco em 1824 como punição pela participação do estado na Confederação do Equador. “Entenderam o ato como uma insubordinação e Pernambuco teve seu território diminuído em dois terços. Lembro-me até que na Constituinte, Wilson Duarte quis resgatar a área – que ao longo de todo esse tempo ficou esquecida na Bahia. A Bahia só olha para ele espaço hoje porque se desenvolveu, sendo o maior produtor de soja, milho e pecuária do Nordeste brasileiro”, destacou o parlamentar.

O socialista lembrou ainda que, em 1988, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição criando o Estado do Rio São Francisco. “Não queremos mais o território junto a Pernambuco, queremos um estado independente. A proposta foi aprovada, está aqui prontinha; mas aguarda um despacho do Supremo Tribunal Federal de que precisamos ouvir a população da Bahia e do futuro estado. Não foi assim que colocamos na Constituição”, ressaltou.

Realizada por iniciativa do deputado federal Tadeu Alencar (PSB), a sessão solene contou com as presenças do governador Paulo Câmara (PSB-PE), do vice-governador Raul Henry (PMDB), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS) e a presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), Margarida Cantarelli.

Paulo Câmara também discursou durante a cerimônia e cobrou maior destaque na história do País. “Considerada pelo historiador Manuel de Oliveira Lima ‘a única revolução no Brasil digna deste nome’, a Revolução Republicana de 1817, que irrompeu em Pernambuco na tarde de 6 de março, há 200 anos, nunca recebeu, da historiografia oficial, o destaque que ainda lhe é devido”, ressaltou.

Veja o discurso:

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atividades
Gonzaga Patriota intensifica agenda no recesso parlamentar para agradecer votos e escutar demandas

De vento em popa: o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) voltou a colocar os pés na estrada. O parlamentar está aproveitando o recesso para agradecer os votos recebidos nas últimas eleições. Neste quinta-feira (20), passou por Santa Maria da Boa Vista; Itacuruba; Floresta; Belém do São Francisco e Petrolina. Em Santa Maria da Boa Vista, Patriota se reuniu com os ex-prefeitos Rogério Júnior e Eliane Costa e com o atual Humberto Mendes. Na ocasião, se colocou à disposição para continuar ajudando o município com suas emendas. Em seguida, Gonzaga Patriota, juntamente com o deputado estadual Rodrigo Novaes, recebeu o título de cidadão de Itacuruba. O objetivo foi reconhecer os relevantes serviços prestados por Patriota ao município e pela sua atuação exemplar na vida pública. Dando continuidade aos compromissos, o socialista passou por Floresta e, ao lado de Sandro de Pocinhos, agradeceu os votos recebidos nessa localidade. Após, seguiu para Belém do São Francisco onde participou de uma reunião com os vereadores Joselito Nogueira e Dorgival do Riacho Pequeno; o líder político Dr. Luiz Henrique, médico de Salgueiro do Hospital Pronto Socorro São Francisco, vários empresários e gerentes dos bancos instalados na cidade. O intuito do encontro foi solicitar o empenho do deputado para conseguir a pavimentação da PE que liga Belém do São Francisco ao Trevo do Ibó, ao todo são 40 km de estrada. O socialista informou que vai trabalhar para atender essa demanda e tentar conseguir uma emenda de bancada. Nesse trecho se encontra a Agrodan, a maior exportadora de mangas do Brasil e a segunda maior do mundo. Encerrando as atividades do dia, Patriota participou da confraternização da Gerência Regional de Educação (GRE). A festa aconteceu no Restaurante da orla de Petrolina e serviu para reunir todos os gestores e professores das escolas do Submédio do São Francisco, sob gerência da professora Anete Ferraz. Neste ato, Patriota registrou que Pernambuco é o Estado com a maior educação do país.

Atividades
Gonzaga Patriota será o entrevistado do Programa Palavra Aberta

Na próxima segunda-feira (17), o deputado federal Gonzaga Patriota estará participando do programa Palavra Aberta, na TV Câmara, às 07h30. Na ocasião, o parlamentar irá relembrar os 30 anos da Constituição Brasileira. Palavra Aberta O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara. segunda a sexta, às 7h30 e às 8h. Reprises: segunda a domingo, às 13h30 e segunda a sexta 21h.

Atividades
Gonzaga Patriota recebe maior honraria da Marinha do Brasil

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) recebeu, nesta quinta-feira (13), a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. Nesta data, comemora-se o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira. Por isso, é celebrado também o Dia do Marinheiro. As medalhas foram destinadas a congratular aqueles que, de alguma maneira, tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. A comenda foi criada em 1957. Além de Gonzaga Patriota, outras personalidades civis e militares, além de instituições, foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré. A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.