Decreto de Trump contra imigrantes provavelmente é inconstitucional, diz juíza

Uma juíza federal na Virgínia disse na noite de segunda-feira que o decreto do presidente americano, Donald Trump, sobre imigração era provavelmente inconstitucional e emitiu uma injunção preliminar bloqueando parte dos esforços da administração para restringir a entrada aos Estados Unidos.

Com sua decisão, a juíza distrital Leonie Brinkema acrescentou outro obstáculo judicial ao presidente que é similar às ordens judiciais emitidas em outros lugares, incluindo uma decisão de âmbito nacional emitida quinta-feira pelo Nono Tribunal de Apelações do Circuito norte-americano baseado em San Francisco.

A juíza Brinkema disse que o governo não forneceu “nenhuma evidência” para justificar a ordem, que proibiu temporariamente visitantes e imigrantes de sete países majoritariamente muçulmanos. A administração de Trump argumenta que o decreto é necessário para impedir a entrada de terroristas no país.

Os críticos dizem que o decreto discrimina os muçulmanos e é uma extensão da campanha de Trump para um “fechamento total e completo dos muçulmanos que entram nos Estados Unidos”.

A juíza Brinkema citou observações semelhantes na sua ordem. “A ‘proibição muçulmana’ foi uma peça central da campanha do presidente há meses”, e ainda está disponível em seu site, ela escreveu.

O governo argumentou que o decreto é um exercício válido da autoridade do presidente para controlar a imigração. Mas a juíza Brinkema disse que, embora Trump possa ter amplo poder sobre a imigração, ele ainda deve operar dentro das “limitações da Constituição, incluindo a Declaração de Direitos”. O “poder máximo não significa poder absoluto”, escreveu ela.

O caso foi levado para o escritório do procurador-geral da Virgínia. Embora tanto a decisão do Nono Circuito quanto a decisão da juíza Brinkema tenham como objetivo o decreto, elas diferem de maneiras importantes.

A decisão do Nono Circuito era de âmbito nacional e abrangeu partes adicionais da ordem que suspendeu o programa de refugiados dos EUA por quatro meses e bloqueou os refugiados da Síria indefinidamente. Em contraste, a decisão do juiz abrange apenas a Virgínia, e apenas a seção da ordem que suspende a entrada dos sete países especificados.

O Nono Circuito também se concentrou na questão de saber se o decreto violou o devido processo, dizendo que aqueles que desafiam a ordem provavelmente teriam sucesso ao argumentar que sim. A juíza Brinkema, por outro lado, abordou a questão da discriminação religiosa, e diz que os queixosos provavelmente ganharão com isso.

Entretanto, nenhuma das duas decisões equivale a uma decisão direta sobre a legalidade subjacente ao decreto. Em vez disso, eles suspendem a medida enquanto seus méritos fundamentais podem ser considerados pelos tribunais, um processo que pode levar meses.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.