Destroços de avião desaparecido e corpos são encontrados no Oceano Índico, diz Marinha de Mianmar

Foto de arquivo, de 5 de agosto de 2015, mostra uma aeronave de transporte Shaanxi Y-8 da Força Aérea de Mianmar, semelhante à que está desaparecida (Foto: Ye Aung Thu / AFP)A Marinha de Mianmar anunciou nesta quinta-feira (8) ter encontrado no Oceano Índico a fuselagem e corpos do avião desaparecido na véspera com 122 pessoas a bordo. “Encontramos o avião e alguns corpos esta manhã, às 8h25 (22h55 de quarta, em Brasília)”, informou um porta-voz militar. Os destroços foram localizados por uma equipe de resgate da Marinha diante da costa de Launglon, no Mar de Andamão, na zona do Oceano Índico ao sul de Mianmar.

Os socorristas recuperaram 10 corpos até agora, sendo 6 adultos e 4 crianças. Uma roda de avião, dois coletes salva-vidas e alguns sacos com roupas também foram encontrados, segundo o Exército. Nove navios da Marinha e três aviões da Força Aérea participavam das buscas do avião, que desapareceu na quarta (7), quando fazia a rota entre Myeik e Rangum. As últimas informações revelam a presença de 122 pessoas a bordo, incluindo familiares de militares – sendo 15 crianças – e 35 soldados, além de 14 tripulantes.

“Alguns viajavam por razões médicas ou por motivos escolares”, disse um oficial.

O contato com o avião foi perdido quando \a aeronave sobrevoava a região de Dawei, sudeste de Mianmar, perto do Mar de Andamão.

Apesar de ser período de monções em Mianmar, as condições climáticas não eram ruins no momento em que o avião desapareceu.

O piloto, tenente-coronel Nyein Chan, tinha mais de 3 mil horas de voo.

A aeronave era um Y-8F-200 turboélice de quatro motores, de fabricação chinesa, modelo muito utilizado pela Força Aérea do país para o transporte de pessoas ou de cargas.

As autoridades militares disseram que o avião foi entregue em março do ano passado e tinha apenas 809 horas de voo.

A manutenção do equipamento militar neste país, um dos mais pobres do sudeste asiático, é objeto de dúvidas, apesar do peso político das Forças Armadas.

A dissolvida junta militar birmanesa adquiriu aparatos da China durante os 50 anos de isolamento, quando o país era alvo de sanções ocidentais.

Um ex-funcionário do Ministério da Aviação afirmou que muitos dos aparelhos da frota birmanesa são velhos.

“A Força Aérea birmanesa tem péssimos antecedentes em termos de segurança aérea”, ressaltou, pedindo anonimato.

Em junho de 2016, um helicóptero militar Mi-2 caiu, causando três mortes, na província central de Bago. O mau tempo foi a causa do acidente. Em fevereiro daquele ano, cinco soldados morreram quando o avião militar em que viajavam pegou fogo logo após a decolagem perto de Naypyidaw, capital administrativa.

Desde a abertura do país após a dissolução da junta militar em 2011, o aumento dos voos nacionais pressionou a já deteriorada estrutura de transporte aéreo do país.

Os voos comerciais também registram acidentes com frequência. O pior nos últimos anos foi em 2012, quando um avião da Air Bagan caiu ao pousar no aeroporto de Heho. Um passageiro e um motociclista morreram.

Em 1998 o país registrou outro acidente, quando uma aeronave da companhia Myanmar Airways com 39 pessoas a bordo desapareceu. Os destroços foram encontrados quatro dias após o seu desaparecimento.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.