Dormentes e Pernambuco perdem Geomarco Coelho
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) registrou na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (27), o falecimento de Geomarco Coelho de Sousa, então prefeito de Dormentes (PE).
Nascido em 04 de março de 1966, dormentense, filho de José de Sousa Neto (Seu Zezinho) e Maria Coelho de Sousa (Dona Mariá), Geomarco teve uma bela história de vida.
Foi na Escola Francisco Coelho de Macedo que Geomarco Coelho ainda criança, viu os seus traços de liderança aflorarem. Quando cursava a oitava série foi escolhido pela classe estudantil para ser Presidente do Centro Cívico de Dormentes, onde destacou-se pelo belo trabalho realizado, surgindo daí o grande político de Petrolina e depois de Dormentes, quando emancipado esse distrito, em 1991.
Geomarco Coelho foi graduado em História pela UPE. Criador e produtor rural teve a Caprinovinocultura e a Política, como suas grandes paixões.
Geomarco Coelho caracterizou o seu espírito de liderança em 1988, quando tinha apenas 22 anos de idade e foi eleito vereador mais votado da oposição de Petrolina. Foram os dormentenses que o escolheram como representante de Dormentes, à época, ainda distrito de Petrolina.
urgiu aí o maior lutador pela emancipação política de Dormentes, apoiando o Projeto de Lei estadual nº 366, de 26 de janeiro de 1984 e de nossa autoria, ainda quando éramos deputado Estadual. Geomarco Coelho liderou a campanha vitoriosa do plebiscito que culminou com a emancipação política de Dormentes.
Guiado pelo ideal e pelo desejo de ver Dormentes se desenvolver, Geomarco Coelho enfrentou a eleição de 1992, sendo eleito o primeiro prefeito de Dormentes, após a sua emancipação.
Em 1992 Geomarco Coelho casou-se com Maria do Socorro Coelho de Sousa, a Corrinha, de Gonzaga, com quem construíram uma linda e abençoada família. Pais de Maria Luiza, Geomarco Filho e Fátima Vitória.
Entre um e outro mandato de prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho foi Assessor Especial de Agricultura do Estado de Pernambuco; Coordenador do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Dormentes; Assessor Especial de Gabinete do Prefeito Fernando Bezerra Coelho e Superintendente da EMPA – Empresa Petrolinense de Abastecimento.
Em 2004, foi eleito prefeito pela segunda vez prefeito do município com uma vitória histórica, sendo reeleito em 2008, para exercer o seu 3 ͦ mandato.
Geomarco Coelho construiu uma história de desenvolvimento social, cultural e econômico, destacando a valorização da Caprinovinocultura.
Em suas batalhas incansáveis, Geomarco Coelho construiu o Pátio de Feira e Eventos – hoje conhecido como a sede da maior feira de animais do Estado de Pernambuco. Idealizador da grandiosa festa Caprishow, esse homem e político admirável tornou Dormentes em cidade-vitrine do desenvolvimento para o Estado de Pernambuco e para todo o país.
Nas últimas eleições foi eleito pela 4ª vez prefeito, onde governou por pouco mais de oito meses. Mesmo nesse curto espaço de tempo, Geomarco Coelho conseguiu desenvolver um grande trabalho, mostrando a flexibilidade necessária ao seu papel e garantiu, mesmo com a seca, que não faltasse água aos agricultores do município, com criação do “PAI”, Programa Água no Interior, tornando-se destaque em todo Sertão. Único município com esse Programa.
Geomarco Coelho foi um homem que se dedicou à causa pública, que se entregou verdadeiramente à vida pública no sentido mais nobre da palavra. Sempre foi de uma correção extraordinária e tinha a virtude da lealdade. Enfrentou a morte de uma forma serena. Nunca se viu uma ponta de amargura em sua voz, mesmo nas fases mais difíceis, principalmente quando enfrentou um câncer e, dele ficou curado.
Dormentes, Petrolina, Pernambuco e o Brasil perderam um grande homem; um homem simples, sereno, afável, que deu inigualáveis lições de vida, de luta e de fé a uma grande multidão de amigos, correligionários e até de adversários.
Hoje Dormentes e Pernambuco estão de luto. Dormentes terá que se reinventar nesse momento de dor e de sofrimento. Mas acho que devemos celebrar a vida de conquistas e de trabalho que Geomarco Coelho teve em favor do povo de Dormentes e da região.
Independentemente de não termos tido, durante a nossa vida pública, o apoio eleitoral direto de Geomarco Coelho, construímos muito juntos em nossas caminhadas. Foram muitas emendas parlamentares e ações políticas, sempre lado a lado, com muita luta, trabalho e dedicação, forjando uma Dormentes bem melhor, com novas mobilidades, através de ruas pavimentadas, aguadas e, principalmente, na distribuição de 17 tratores, através de comodatos, com Associações Rurais.
Geomarco Coelho foi um grande e querido amigo e parceiro em todas as caminhadas. Um verdadeiro irmão, um excelente pai de família e um Prefeito exemplar, que jamais será esquecido em Dormentes e em todo o sertão pernambucano. Restam-nos, agora, orações, orações e orações para Geomarco Coelho e sua família.
Concluímos este discurso lamentando esta grande perda dos dormentenses e, em particular, da esposa do amigo Geomarco Coelho, Corrinha de Gonzaga, dos seus queridos filhos, Maria Luiza, Geomarco Filho e Fátima Vitória, além dos seus queridos pais Zezinho e Mariá.
Saudades, Saudades e Saudades de Geomarco Coelho.
Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE





Nenhum comentário