Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Empreiteiras encolheram e perderam protagonismo na economia após Lava Jato
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Mergulhado em uma crise sem precedentes, o setor de construção civil encolheu depois da operação Lava Jato. As investigações que há 3 anos revelaram esquemas de corrupção nas maiores empreiteiras do país agravaram os impactos da crise econômica nessas empresas, que tiveram que vender ativos, demitir e até pedir recuperação judicial para sobreviver.
A era pré-Lava Jato foi marcada por um crescimento acelerado no mercado de construção civil. Obras bilionárias saíram do papel enquanto pipocavam vagas de trabalho para engenheiros na construção de estádios, rodovias, terminais de aeroportos, usinas e projetos para a Copa do Mundo e a Olimpíada.
Construtoras como Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Engevix caminhavam para a diversificação de negócios, entrando em segmentos além da construção, como saneamento, indústria naval e administração de aeroportos. Quando a Lava Jato eclodiu, elas tinham uma carteira de obras para tocar e contavam com crédito barato para concluir os projetos.
Com a reputação manchada, o crédito secou e não demoraram a aparecer problemas de caixa. Diante desse cenário, as empresas mudaram de postura. Os planos de crescimento deram lugar aos planos de sobrevivência, com foco em entregar obras que já tinham. Se, no passado, fizeram lances ousados em leilões de infraestrutura, agora ficam de fora das principais disputas no país.
Fonte: G1
Nenhum comentário