Empresário vai a júri popular por morte de servidora federal na Av. Paulista em 2003

O empresário Raphael Cordeiro de Farias Wright, de 34 anos, vai a júri popular nesta quinta-feira (23), no Fórum da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, pela morte da servidora federal Ângela Maria Molino, de 59 anos. A vítima foi atropelada na madrugada de 15 de outubro de 2003, na Avenida Paulista.

O julgamento será presidido pela juíza Helena Furtado de Albuquerque Cavalcanti e está previsto para começar às 13h. Acusação será comandada pelo promotor Tomás Ramadan, com o auxílio do advogado Átila Machado. A defesa será feita pelo advogado Alberto Zacarias Toron. Foram escaladas 12 testemunhas, tanto de defesa como de acusação. “Acreditamos que o réu será condenado. Há provas de que ele estava alcoolizado, ele mesmo disse isso em depoimento à polícia, que tomou duas latinhas de cerveja antes do atropelamento”, disse o assistente da acusação Machado.

Segundo ele, a estratégia da defesa de Wright é seguir pela prescrição do crime de homicídio com dolo eventual. “Já tivemos julgamento marcado para 2014, 2015 e 2016 e sempre foi adiado pelos mais diversos motivos da defesa. O delegado já capitulou o dolo [intenção] eventual: alta velocidade, descumprimento das ordens semafóricas e uso do álcool assume o risco do resultado.”

Machado afirmou que “segundo a perícia, há uma marca de frenagem de 28 metros após o impacto, que foi na faixa de pedestres”. “A vítima tinha 59 anos e 1,55 m de altura. Ela foi atropelada por um jipe alto e projetada a 50 metros do atropelamento. Foi no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Ministro Rocha Azevedo. A Ângela saia do Tribunal Regional Federal, onde trabalhou até 4h da manhã.”

Em depoimento à polícia, Raphael Wright disse que tinha bebido duas latinhas de cerveja e estava a cerca de 80km/h (Foto: Divulgação/Átila Machado)Em depoimento à polícia, Raphael Wright disse que tinha bebido duas latinhas de cerveja e estava a cerca de 80km/h (Foto: Divulgação/Átila Machado)

Em depoimento à polícia, Raphael Wright disse que tinha bebido duas latinhas de cerveja e estava a cerca de 80km/h (Foto: Divulgação/Átila Machado)

O advogado Toron nega a estratégia de protelar o julgamento do réu para tentar evitar que ele seja condenado por homicídio doloso por prescrição do crime. “O juiz de 1º grau afastou a acusação, proferiu uma sentença desclassificando a acusação de dolo eventual. Se a gente observar os autos com cuidado, o fato é de 2003, a sentença de desqualificação é de 2005, o recurso da acusação foi julgado em 2009, ou seja, a gente pôde observar que os dois lados recorreram e os recursos foram providos.”

O defensor de Wright disse que espera realizar o júri nesta quinta-feira, diferentemente do que ocorreu nas outras três datas de julgamento. “Quanto ao júri, dois deles foram designados enquanto recursos eram analisados ainda. Espero que a amanhã [esta quinta] haja a desclassificação da acusação de homicídio com dolo eventual.”

O Código de Trânsito Brasileiro prevê pena de 2 a 4 anos de detenção para homicídio culposo e o Código Penal, de 1 a 3 anos de prisão. Para ambos os códigos a prescrição para homicídio culposo é de 8 anos.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.