Feminicídio e cultura do machismo: um debate necessário

Trezentas e cinquenta mulheres foram assassinadas no ano passado. Em 2017, 497 estupros foram registradosA cada quatro horas, um estupro é registrado em Pernambuco. Foram 497 de janeiro a março deste ano. No ano passado, quase uma mulher por dia foi assassinada. Trezentos e cin­quenta, ao todo. Por trás dos números se descortina a cultura do machismo, em que o homem se nega a enxergar que à mulher se estendem os mesmos direitos dos quais goza. A essência desses crimes é debatida nesta quarta-feira (19), às 10h, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, Zona Norte do Recife.
Apesar de reconhecer o momento oportuno para o debate, a mediadora do evento, a doutora em sociologia Cristina Buarque acredita que o problema não pode ser discutido apenas em momentos de crise, como o atual. “A morte de uma mulher, que seja, motivada por essa cultura, já é inadmissível. Por isso, tem que se falar sempre. Mas, não está se discutindo nas escolas ou nos sindicatos, por exemplo”, avaliou a pesquisadora da Fundaj.

“Só com um papel ativo da mídia, do governo, o problema pode ser enfrentado. Que eles se preocupem com a estrutura, não com consequências imediatas. Uma cultura patriarcal estimula um comportamento masculino incompatível com a realidade. Ela precisa ser modificada com educação que traga de perspectiva de igualdade para homens, mulheres, heterossexuais e homos­sexuais”, opinou.

Ainda segundo ela, delegacias e secretarias da mulher são outros fronts de batalha imprescindíveis. “Já temos leis claras, mas precisamos que sejam cumpridas”, afirmou a ex-secretária da Mulher do Estado.

Para o público, Joana Pires, do coletivo Deixa Ela em Paz, pretende contextualizar o machismo no debate. Ressalta a importância da compreensão das raízes dos acontecimentos recentes que chocaram a população. “Fisioterapeuta em Boa Viagem, uma personal trainer no Janga. A Eliane em Ipojuca. São consequências que enxergamos, mas que precisam ser compreendidas na essência.” Também participam do evento a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, e a socióloga Ana Portella.
Essa não é a primeira vez que a Fundaj se apresenta contra a cultura do machismo. Há pouco mais de dois anos, promoveu um seminário internacional como parte da campanha mundial 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e lembrou o assassinato das três irmãs Mirabal, mortas nas década de 1960 na República Dominicana.
 
Mais voz
A Campanha “Contra o Machismo e Contra o Feminicídio” será lançada hoje pela Tempus Comunicação. De acordo com o diretor da empresa, Cleonildo Cruz, o trabalho de conscientização será realizado principalmente por meios das redes sociais, e deve durar o ano inteiro com o intuito de chegar ao interior. “Realizamos um vídeo para chamar à atenção para o assunto, porque não dá mais para aceitar mortes por causa de machismo.”
Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.