Festival de cinema LGBT exibe mais de 80 filmes no Rio até dia 16

O longa Luana Muniz - Filha da Lua conta a vida e o trabalho social da travesti conhecida como "a rainha da Lapa".A exibição de um documentário sobre a história da travesti Luana Muniz, conhecida como “a rainha da Lapa”, marca hoje (6) o início da sétima edição do Festival Rio de Gênero e Sexualidade no Cinema. O evento vai até 16 de julho e espalhará dezenas de curtas e longas-metragens pelas salas de cinema da cidade. Os premiados pelo festival serão conhecidos na tarde do dia 16.

O diretor do festival, Alex Mello, destaca que a produção de filmes com temática LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) é numerosa, e que o evento busca dar mais visibilidade e fazer com que esses filmes cheguem ao maior número possível de pessoas, para levar a mensagem de igualdade de direitos: “Dentro do Brasil, o festival tem uma outra grande importância, que é a luta contra o preconceito”.

Entre os 87 filmes – dos quais, 12 longas-metragens – há produções de outras partes do mundo, o que o diretor do festival considera uma riqueza para a experiência do público com as condições de vida da população LGBT. “O festival acaba sendo rico também por isso, porque engloba filmes de várias partes do mundo que estão passando por momentos muito diferentes”.

O documentário Luana Muniz – Filha da Lua terá sua primeira exibição pública no Odeon, na Cinelândia, às 20h de hoje. Com duração de 75 minutos, o longa conta a história de Luana a partir da adolescência, quando vivia em uma família de classe média, até seguir seu próprio caminho e se tornar uma personalidade do bairro carioca. Entre os assuntos abordados estão a transfobia, a falta de oportunidades de trabalho e a sobrevivência pela prostituição, realidade de muitas mulheres transexuais.

Leonardo Menezes, que assina o filme com Rian Córdova, conta que, ao longo de dois anos, foram entrevistados amigos e pessoas famosas que conheceram a travesti, conhecida por manter uma casa que abrigava outras mulheres transexuais no bairro e por militar contra a estigmatização da prostituição. “Ela se colocou tanto entre os profissionais do sexo quanto entre os moradores da Lapa. Não havia quem não a respeitasse e não entendesse a legitimidade que ela tinha nessa região”, disse Leonardo.

Dona da frase popular na internet “travesti não é bagunça”, dita por ela durante uma edição do programa Profissão Repórter, da TV Globo, Luana também virou notícia quando foi revelada sua amizade com o padre Fábio de Melo, apresentado a ela pela cantora Alcione. A cantora e o colunista do jornal Extra Leonardo Ferreira, que noticiou a amizade, estão entre os entrevistados pelo documentário. Luana morreu em maio, quando o documentário estava nas filmagens finais.

Além do Odeon, o festival exibirá filmes no Centro Cultural da Justiça Federal (Centro), no Instituto Cervantes (Botafogo), no Cine Arte UFF (Niterói), no Cine Joia (Copacabana) e no La Cueva (Copacabana). Um dos destaques do festival, a estreia do longa brasileiro A Cidade do Futuro, também será hoje, às 19h, no Cine Arte UFF. O endereço é Rua Miguel de Frias, 9, zona sul de Niterói.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.