Frente Brasil Popular condena tentativa de barrar título de Honoris Causa a Lula: “Antidemocrática”

A Frente Brasil Popular viu com surpresa o movimento liderando pelo Clube Libercracia, que iniciou um abaixo-assinado via internet para tentar barrar o título de Doutor Honoris Causa, aprovado pelo Conselho Universitário (Conuni) da Univasf, em Petrolina, na última sexta-feira (29/09).

Em nota à imprensa, a Frente afirma que atitudes como esta não contribuem para a democracia do país. Confiram:

Na última sexta-feira, dia 29 de setembro de 2017, a Univasf anunciou a aprovação do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Mais do que um prêmio, trata-se de um verdadeiro reconhecimento a um presidente da República que tanto fez pela educação em nosso país. O 34º do ex-presidente Lula.

Durante o seu governo, foram 14 novas Universidades Federais, dezenas de novas extensões, com foco e prioridade para regiões do interior do país e dezenas de milhares de novas vagas em instituições de ensino superior. A própria Universidade Federal do Vale do São Francisco, obra do governo Lula, é exemplo claro desta política de fortalecimento de uma educação pública, gratuita, de qualidade e acessível ao povo sertanejo.

Infelizmente, para surpresa geral, um pequeno grupo de pessoas reconhecidamente de oposição ao presidente Lula, lançou uma petição virtual no intuito de cancelar a merecida titulação e para isso pede assinaturas. Em meio a um momento com tantos ataques à democracia, é com muito espanto que nos deparamos com atitudes autoritárias e antidemocráticas como esta, pois pretendem passar por cima do princípio da autonomia universitária, conquistado a tão duras penas.

É de fundamental importância, antes de tudo, respeitar a independência e autonomia da Univasf, que de maneira democrática e seguindo todos os ditames institucionais, aprovou o título em seu órgão de deliberação máxima, o Conselho Universitário.

Faz-se necessário também atentar que o pedido de anulação parte de um grupo radical de direita, que não compõe a Univasf, se define de ideologia liberal e defende o fim de serviços públicos para a população como saúde e educação, por exemplo.

Tal pensamento político parece não ter mais espaço, num momento em que o povo sente os impactos do golpe que derrubou a presidente Dilma, afastada do poder sem ter cometido um crime sequer. Se tais pessoas realmente estivessem preocupadas com os interesses da população, estariam agora combatendo todos os ataques aos direitos do povo brasileiro, como a reforma trabalhista e tantos outros.

Por fim, queremos reforçar os nossos parabéns ao Conselho Universitário da Univasf, que aprovou o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Mais um entre tantos outros que já reconhecem, de forma oficial, todos os serviços já prestados à educação brasileira.

Frente Brasil Popular

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.