Funcionário da Fiat é preso por furtar chaves de veículos novos

Chaves apreendidas pela polícia eram revendidas (Foto: Reprodução/Polícia Civil)Um funcionário da montadora Fiat foi preso suspeito de furtar chaves e cilindros de ignição dos veículos novos Renegade e Toro. O homem de 29 anos acabou flagrado ao tentar revender o material, por R$ 2.400, no município de Igarassu, Grande Recife. Ele fez anúncios em sites de compras pela internet.

De acordo com o delegado David Medeiros, o homem confessou o crime e disse que essa não foi a primeira vez que ele cometeu o furto. Inclusive, anunciava o material desviado em sites de compra e venda. A polícia investiga, ainda, a participação de outros ex-funcionários no esquema de desvio.

O homem trabalhava na montadora há quatro meses no setor de logística. Ele teria dito a polícia que havia uma facilidade de furto dentro da fábrica.

Ele foi detido com 12 chaves, oito do Toro e quatro do Renegade, em seu carro no momento em que tentava revender o material a um terceiro. Os dois cilindros de ignição foram encontrados em sua casa, no mesmo município. Ele foi preso na noite da sexta-feira (13).

“Ele anunciou essas chaves por um valor muito menor do que o preço de mercado. Isso chamou muito a atenção. As montadoras não disponibilizam chaves originais dessa forma. A partir desse momento, ele passou a ser monitorado”, afirmou o delegado.

A denúncia partiu da própria Fiat, que notou um grande desaparecimento de chaves. Para a montadora, o furto não causa apenas uma substituição do material levado.

Como cada chave só responde a uma ignição específica, era preciso requisitar um novo par de chave e de cilindro, o que acaba atrasando a entrega dos veículos, que já estariam prontos para a venda.

O suspeito chegou a confessar que recebia ajuda de um outro ex-funcionário, que já está na mira de investigação da polícia. Entretanto, o delegado acredita que este tipo de crime ocorre há mais tempo e com a participação de mais funcionários.

Segundo o delegado, as pessoas compram essas chaves no mercado paralelo para obter inúmeras vantagens. “Normalmente, os criminosso compram essas chacves orioginais pelo valor alto de mercado e a tecnoloigia de ponta. Há lucros, pois eles modificam a lâmina e e colocam outro código. Isso rende um bom dinheiro”, observou.

O homem foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, e responderá por furto qualificado. Ainda segundo a polícia, não é possível precisar o prejuízo da Fiat. “Ele foi autuado por furto qualificado, já que tinha era funcionário da empresa e gozava da confiança dos gerentes”, comentou o delegado Joselito do Amaral.

De acordo com o policial, o suspeito não tem relação com furtos de chaves ocorridos em oficinas mecânicas. “O objetivo da revenda é o mesmo. Não existem uma relação direta neses casos, mas o interesse do mercado nessas chaves existe”, afirmou.

Procurada, a Fiat informou que está colaborando com as investigações.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.