Gonzaga Patriota acompanha Paulo Câmara em comitiva pelo Sertão

Foto: Imprensa/PE

Em visita ao Sertão do Araripe, Pajeú e São Francisco, desde a última sexta-feira (01), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) acompanhou a comitiva do governador Paulo Câmara em uma série de ações em prol da população sertaneja.

No início do dia, o chefe do executivo estadual instalou e inaugurou a IX Cia de Polícia Militar de Pernambuco, no município de Araripina e reforçou o efetivo dessa Polícia nesse município de Araripina, com mais veículos e material bélico. Antes de se deslocar de Araripina para Serra Talhada, o governador Paulo Câmara recebeu reivindicação para pavimentação da PE 630, que liga os municípios de Trindade a Petrolina, de lideranças e políticos do Sertão do Araripe e São Francisco.

Na ocasião foi entregue ao gestor do estado, por membros do Conselho Popular de Petrolina (CPP) e do Movimento Todos pela Pavimentação da PE 630, um documento solicitando a pavimentação da PE 630. O papel foi assinado pelos prefeitos de Ouricuri, Santa Filomena, Santa Cruz, Araripina e Trindade, por Gonzaga Patriota, Roberta Arraes,  Tadeu Alencar e por participantes das audiências populares já realizadas.

O governador Paulo Câmara ouviu, ainda, o anseio dos sertanejos através do Conselho Popular de Petrolina – representado por Rosalvo Antônio;representantes das Câmaras de Vereadores de Ouricuri, representada por Adelúcia Cléa; de Santa Filomena, por Erin de Cícero Henrique; de Dormentes, por Betinha e de Petrolina, por Gilmar Santos, além de várias lideranças de Barra de São Pedro, Trindade e dos demais municípios envolvidos com essa rodovia. Na ocasião, Câmara sinalizado positivamente para elaboração do Projeto de Engenharia.

Em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, Câmara, Gonzaga e o restante da comitiva anunciou mais ações voltadas para a segurança pública do Estado. Agora a região conta com reforço de 25 veículos para auxiliar no policiamento ostensivo das cidades de Afogados da Ingazeira, Cabrobó, Arcoverde, Petrolândia, Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, além de Serra Talhada.

Também foi inaugurado no município o novo prédio que sediará a 1ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que passou a contar com 146 policiais. A nova base recebeu um investimento de mais de R$ 100 mil reais, tendo sido sua estrutura totalmente reformada por meio de uma parceria do Governo de Pernambuco com a Prefeitura de Serra Talhada. Esta Companhia está situada no bairro de Vila Bela.

Paulo Câmara, em seu discurso, disse que não vai deixar que ninguém da sua equipe descanse enquanto a não resolver o alto número de homicídios em Pernambuco, combater o tráfico de drogas e o crime organizado. Ele lembrou, ainda, que as ações com o objetivo de diminuir a violência em todo o Estado de Pernambuco estão sendo realizadas; incluindo a contratação de mais 1.500 policiais militares que já estão nas ruas, e a futura instalação de um Grupamento Tático Aéreo (GTA), no Sertão, com a utilização de um helicóptero que atuará de forma decisiva nas operações policiais. Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, ações como as anunciadas são reais e concretas, ajudando a diminuir cada vez mais a violência no Estado.

Em Belém do São Francisco (PE), ainda na sexta-feira (01), o governador Paulo Câmara anunciou a transformação da Escola de Referência em Ensino Médio, Maria Emília Cantarelli, em uma Escola Técnica Estadual (ETE). A unidade de ensino técnico será a primeira da região e está prevista para funcionar a partir do ano que vem. Durante a agenda no município, Câmara também entregou a cobertura da quadra poliesportiva dessa escola, ação que integra o Programa Quadra Viva.

A estrutura do prédio que contemplará a nova ETE do Sertão de Itaparica contará com seis blocos interligados – e cobertos – divididos em auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva (com vestiários e sala multiuso), laboratórios especiais voltados para estudantes do ensino profissionalizante, além de bloco pedagógico e administrativo. A unidade beneficiará 1.300 estudantes das cidades vizinhas de Belém do São Francisco, como: Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratú.

O secretário de Educação, professor Fred Amâncio, relembrou que Pernambuco – há 10 anos – contava apenas com uma escola técnica e agora possui 37 ETEs em funcionamento. E anunciou que até o final do ano que vem serão instaladas mais oito escolas técnicas, passado para 45 estabelecimentos de educação técnica. Para o prefeito de Belém do São Francisco, Licinho Lustosa, a transformação da EREM Maria Emília Cantarelli em uma ETE fez com que o município saísse na frente em busca de um futuro melhor para os jovens dessa região.

Ainda na passagem por Belém, o governador Paulo Câmara anunciou mais uma ação que integra o Programa Quadra Viva, do Governo de Pernambuco. Na ocasião, o gestor estadual inaugurou a cobertura da quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Emília Cantarelli, beneficiando cerca de 500 estudantes da unidade de ensino. Esse equipamento teve investimento na ordem de R$ 282 mil, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual.

Lançado em 2015 pelo Governo de Pernambuco, o programa Quadra Viva tem como objetivo reformar e construir quadras esportivas nas escolas da rede estadual. Já foram revitalizados/implantados 46 equipamentos nessas unidades de ensino. Até o final de 2018, serão 200 quadras poliesportivas revitalizadas/implantadas. Antes dessas atividades em benefício dos belemitas, o governador Paulo Câmara visitou a sede da Agropecuária Roriz Dantas – Agrodan, maior exportadora de mangas do Brasil e uma das maiores do mundo.

Atuando há 30 anos no mercado, a empresa localizada no município de Belém do São Francisco, também realiza trabalhos sociais voltados para a educação, como a implantação da Escola Professora Olindina Roriz Dantas, com investimentos privados dessa empresa, na ordem de 2,5 milhões de reais, que entrará em funcionamento a partir de fevereiro de 2018, nas dependências da sede da empresa.

Ainda na sexta feira (01), Gonzaga e a comitiva do governador foram recebidos no município de Floresta em um jantar de confraternização no Bode Assado, organizado pelo líder comunitário Sandro de Pocinhos. “Lá contamos com as ilustres presenças do Major Fabrício, pré-candidato a deputado estadual; dos Coronéis Osório Ferraz, do Exército e Henrique Gominho, da Polícia Militar de Pernambuco, acompanhados das suas respectivas esposas; Ricardo Xavier e esposa, proprietários do maravilhoso Hotel Caraibeiras, aonde repousamos; do amigo Ademir Manoel de Souza, Presidente da Cooperativa dos Agricultores de Floresta; da Suplente de Vereadora Evânia Nascimento; do amigo Breno do Banco do Nordeste e tantos outros amigos e eleitores florestanos”, relembrou o parlamentar.

Sábado, 02/12

No sábado (02), a programação do deputado federal  Gonzaga Patriota teve início às 7h no município de Inajá, com uma reunião programada pelo vereador Fernando Timóteo e membros da Guarda Patrimonial. Na ocasião foi discutida uma Indicação feita pelo edil, já aprovada pelos seus Pares, para encampar uma série de importantes ações sociais e experimentais para a cidade. São elas: a seleção, através de concurso público, para formação técnica, treinamento e certificado reconhecido pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco ou entidades vinculadas e reconhecidas por esse órgão do Governo do Estado de Pernambuco; inclusive, podendo esses futuros profissionais usarem armas de fogo legalmente, de acordo com a legislação aprovada aos Agentes de Trânsito ou autorizadas pelo Exército Brasileiro e Defesa Social do Estado.

O vereador Fernando Timóteo justificou a sua Indicação apontando que a cidade e sua população necessitam do zelo dos seus patrimônios público e privado, necessitando de Agentes Patrimoniais devidamente fardados e capacitados na vigilância para coações ostensivas contra invasores, pichadores, depredadores e todos os tipos de vândalos que possam vir a agredir ou destruir órgãos, praças e construções públicas e privadas que beneficiem as comunidades de Inajá.

Após esta reunião, o grupo foi recebido com café oferecido por Neném Turismo e sua equipe de amigos. “Na ocasião discutimos os problemas sociais de Inajá, município para onde alocamos recursos para perfuração de dois poços artesianos profundos, que devem atender às necessidades desse município através da Associação PROVIDA”, detalhou Patriota.

Em seguida, o parlamentar seguiu para o Distrito de Caraibeiras, do município de Tacaratu (PE). “Trata-se de uma comunidade que tentamos emancipar com Projeto de Lei de nossa autoria, ainda quando deputado estadual, em 1983. Mas, lamentavelmente, não fora incluído nos distritos liberados por projetos de nossa autoria, como: Jatobá; Carnaubeira da Penha; Quixaba; Santa Cruz da Baixa Verde; Santa Cruz da Venerada; Santa Filomena, Dormentes, Lagoa Grande, dentre outros”, recordou Gonzaga.

Na sede de Tacaratu (PE), o deputado foi recebido pelo advogado e correligionário Artur Carvalho, que fez algumas cobranças por ações governamentais para o desenvolvimento da cidade. Em Petrolândia, a recepção foi feita por Juarez Patriota, que tal qual os demais líderes municipais, reivindicou ações parlamentares para o município-mãe da grande barragem de Itaparica, que fornece água para o Moxotó pernambucano e para o Estado da Paraíba.

O restante do dia foi reservado para compromissos sem natureza política. “Assisti à Missa de Lembranças dos amigos Elísio, sua esposa Nair e o filho do casal, Romero, em Carnaubeira da Penha. Sábado à noite, já em Salgueiro, participamos da grande Marcha da Serenata, que amigos do Grande Mestre Jaime lhe ofereceram. A grande festa que começou no Prado, bairro de Salgueiro, chegou à Catedral à meia noite e lá no Coreto da Igreja, o mestre Jaime cantou as suas lindas e antigas melodias e canções, com amigos seresteiros de toda a região, dentre eles, o Grande Lula Gonzaga de Santa Maria da Boa Vista”, detalhou o parlamentar.

Domingo, 03/12

Já em Salgueiro (PE), Gonzaga participou de café da manhã com lideranças de todas as categorias políticas; empresários; imprensa e correligionários de Salgueiro e região. A confraternização aconteceu no Salgueiro Plaza Hotel.

“Neste ato, coloquei-me à disposição do povo salgueirense e falamos sobre a importância da união de forças, independente de bandeiras partidárias, para impulsionar o desenvolvimento de Salgueiro e região; porque Salgueiro mora no nosso coração. Nessa oportunidade, indiquei meu irmão – Alvinho Patriota – como pré-candidato a deputado estadual, pelo Estado de Pernambuco. Fiquei muito feliz com a participação nesse ato, em Salgueiro, do nosso querido vice-prefeito, Dr. Chico Sampaio; dos vereadores salgueirenses George Arraes; Flavinho Barros; André de Dr. Cacau de Dr. Canejo; Ednaldo Barros; Antônio Pires; Augusto Matias; Pedro de Compadre e Paizinha Patriota, filiados a vários partidos políticos. Também presentes, o vereador de Mirandiba Jason da Silva, acompanhado dos médicos Dr. Luiz Henrique e Dr. Evaldo; das médicas Dra Patrícia Belfort e Dra Conceição; do secretário de Obras de Salgueiro, Maurílio Sampaio; de Manoel da Barreira, ex-vereador de Mirandiba por cinco mandatos; do empresário Dr. Edilton de Carvalho, dentre outras pessoas amigas”, relatou Gonzaga.

Para o parlamentar, o encontro foi essencial para unir forças no sentido de destravar obras importantes, como a Ferrovia Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco, favorecendo o município através de uma platafor-ma logística e perímetros irrigados na zona rural. “Defendi, ainda, as ações do governo Paulo Câmara, argumentando que mesmo com a crise financeira por qual passa o país, ele está conseguindo manter a máquina pública funcionado. Aproveitei o momento para destacar que sou contra as reformas da Previdência e Trabalhista do governo Michel Temer; e reforcei o meu apoio à pré-candidatura de Alvinho Patriota a deputado estadual, em 2018, para nos ajudar nas ações estaduais para o sertão pernambucano e, em particular, para a região de Salgueiro”, complementou.

Na ocasião o Dr. Luiz Henrique, que atua no Pronto Socorro São Francisco, declarou seu voto e apoio à reeleição de Gonzaga Patriota, bem como à pré-candidatura de Alvinho Patriota para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 2018. “Fiquei muito feliz, principalmente porque o nome de Dr. Luiz estava sendo cogitado para uma eventual candidatura ao cargo de deputado estadual, mas ele afirmou que agora não é o momento e preferiu apoiar Alvinho Patriota.  Do membro grupo político do médico Dr. Luiz Henrique, o vereador mirandibense Jason da Silva também declarou que vai votar e apoiar Alvinho Patriota, no próximo pleito eleitoral”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.