Gonzaga Patriota destaca aniversário de Lagoa Grande na Câmara dos Deputados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) destacou, em seu discurso na Câmara dos Deputados desta terça-feira (20), o aniversário de 22 anos do município de Lagoa Grande – celebrado na última sexta-feira, 16 de junho. O parlamentar foi o autor do projeto de lei que emancipou a cidade, desmembrando-a do território de Santa Maria da Boa Vista em 16/06/95, com base na Lei Estadual Complementar nº 15 de 1990.
“Essa Lei permitia a um município ou vila solicitar emancipação, desde que atendesse alguns requisitos, tais como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. Tive o privilégio, quando fui Deputado Estadual, de ser o autor do projeto que emancipou Lagoa Grande”, destacou Patriota.
Veja o vídeo:
Lagoa Grande tem uma população de quase 30 mil habitantes e tem como limites Santa Cruz (Norte), Petrolina e o rio São Francisco (Sul), Dormentes (Leste) e com Santa Maria da Boa Vista (Oeste). “Uma cidade que cuida muito de sua gente, principalmente agora com o Prefeito Vilmar Cappellaro e seu vice. Deixo meu compromisso aqui em Brasília e tenho certeza que esse querido município do Vale do São Francisco continuará trilhando o caminho do sucesso e do desenvolvimento”, destacou Gonzaga em seu discurso.
A cidade
Lagoa Grande une paisagens características do sertão dominadas pela caatinga. Dentre os locais de interessante visitação estão a Vitivinícola Santa Maria (Minhoto), com o plantio de uva e a produção do vinagre e vinho tinto, e a Fazenda Agroisa, com a produção de aspargos.
As fazendas de Lagoa Grande estão abertas à visitação pública para que os visitantes conheçam o processo de elaboração vinícola, desde o plantio da uva até o acondicionamento do vinho. Durante a feira da uva e do vinho, realizada quase todos os ano, há shows com artistas locais, feiras de artesanato regional e um festival folclórico com bandas de pífano, quadrilhas, pastoris e reisados. É possível aproveitar ainda os passeios nas ilhas, praias fluviais e corredeiras do rio São Francisco. Os banhos também fazem parte do atrativo turístico do município.
O artesanato em couro se destaca com uma enorme variedade de artigos, a exemplo de malas, bolsas, tapetes, etc. A gastronomia local é famosa pelo prato “rubacão” com queijo de coalho, conhecido também por baião de dois, feito à base de feijão de corda, arroz, carne de sol ou charque desfiada e queijo de coalho.
O folclore traz manifestações culturais como a banda de pífano e a dança do Congo, tradicionalmente composta por negros que, durante a cerimônia, contam a história dos escravos em suas loas. A Festa de Nossa Senhora do Rosário, em outubro; a de Nossa Senhora dos Remédios, em setembro; e a Festa da Uva e do Vinho são ocasiões para o turista conferir a dança do Congo.
Vitivinicultura
Localizado na região de desenvolvimento do São Francisco, o município de Lagoa Grande é hoje um dos maiores produtores de vinho do país. Lá estão localizadas as maiores vitivinícolas da região.
O Polo Vitivinícola do São Francisco reúne ainda os municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina. Responsável por 95% da uva de mesa cultivada no Brasil e pela produção de 5 milhões de litros de vinho por ano, a região vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas no Vale do São Francisco, única região que produz duas safras por ano.
Com cerca de 7 mil hectares de plantação de uva de mesa e mais de 500 hectares de uvas viníferas, o Estado atrai diversas fazendas e empresas, entre nacionais e europeias. Das dez empresas instaladas na região, três são pernambucanas. Elas produzem, anualmente, 4 milhões de litros, que percorrem o mundo com as marcas Botticelli, Bianchetti e Adega do Vale.
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)





Nenhum comentário